ETC
Gastronomia

Confira como substituir a carne nos pratos de fim de ano

Adriana Capeleti, dona da marca Quitute pra Iaiá, ensina a fazer substituições simples que podem fazer uma grande diferença

27 de dezembro de 2018 - 10:32

Noelle Neves

Da Assessoria

Compartilhe

Nunca é tarde demais para parar de comer carne!

E com as festas de fim de ano se aproximando, que tal deixar esse hábito para trás e investir em uma alimentação livre disso?

Para te ajudar a começar, a dona da marca Quitute pra Iaiá, Adriana Capeleti, vegana há 6 anos, ensina a fazer substituições simples que podem fazer uma grande diferença.

Embora pareça difícil e caro, fazer essa substituição pode ser muito mais nutritivo e barato.

Segundo Adriana Capeleti, é possível gastar um valor igual ou menor do que em uma ceia onívora.

“Industrializados, como presunto vegetal, maionese, linguiça são mais caros. Porém, se optarmos por pratos preparados a partir de grãos e vegetais, gasta-se menos”, explicou.

 

Prato principal

Para o prato principal, a primeira dica é: pegue pratos já comuns nas ceias e faça adaptações. Por exemplo, arroz, farofa e maionese.

A manteiga ou margarina usadas no preparo de arroz podem ser substituídas por óleo de coco ou de girassol e azeite de oliva.

A maionese, entretanto, pode ser preparada com leite de vegetal, vinagre e óleo e emulsificada no liquidificador.

Já a farofa, pode ser preparada com banana ou com alguma das opções de linguiça vegetal, tofu defumado, presunto defumado, proteína texturizada de soja sabor bacon ou calabresa.

Se você é daquelas pessoas que ama tender e lombo, fique feliz, porque já podem ser comprados na versão vegetal. É só assá-los com o molho de sua preferência.

Eles costumam ser um pouco mais caros, portanto, Adriana aconselha a comprar assados de proteína texturizada de soja, de grão de bico, de lentilha ou kibe de assadeira.

“Todas essas opções podem também ser recheados com queijos vegetais, purê de batata ou abóbora, legumes picados de sua preferência como brócolis ou alho poró refogados”, completou.

 

Foto: Adriana Capeleti/Divulgação

Sobremesa

Para sobremesa, é possível preparar em casa doces tradicionais como manjar, arroz doce e rabanada.

A receita é a mesma, basta substituir o leite de vaca por leite de coco.

Os ingredientes mencionados não são caros e podem ser encontrados em supermercado comum e em lojas especializadas em produtos naturais, à granel ou em empórios veganos.

Na região, tem o All Vegan, que fica localizado na Rua Nascimento, 42 – Embaré.

Caso não queira colocar a mão na massa, o processo também pode ser terceirizado.

Várias pessoas estão vendendo ceias completas, como é o caso de Adriana.

Para realizar encomendas, basta entrar em contato pelo telefone (13) 98167-9502.

LEIA TAMBÉM: