Críticos de cinema comentam expectativa para o Oscar | Boqnews
Foto: Divulgação

Cinema

03 DE MARÇO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Críticos de cinema comentam expectativa para o Oscar

Cinéfilos da Baixada Santista comentam as próprias expectativas em relação a premiação do Oscar, que irá ocorrer neste domingo (4), às 22h

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A exibição do Oscar é a partir das 20h30, e a premiação aos candidatos irá ocorrer às 22h, neste domingo (4). Confira as opiniões dos críticos de cinema da Baixada Santista.

 

Sarah Campos

A 90ª edição do Academy Awards acontecerá neste fim-de-semana e os apaixonados pela sétima arte vão poder desfrutar de momentos marcantes na História do cinema.

Alem de uma lista de filmes muito eclética e variada, coisa que felizmente tem sido cada vez mais comum no ramo do audiovisual, muitos artistas do agrado geral da população foram indicados a levar as estatuetas da noite.

Acredito que seguindo como em outras premiações, o Oscar esse ano terá grande apelo a todas as ocorrências que vem acontecendo em Hollywood. Movimentos como Time’s Up e outras frentes contra o abuso sexual e desigualdade de gênero vem tomando voz nos maiores eventos de gala, e acredito que possa ocorrer o mesmo neste domingo.

O mundo do cinema não cansa de nos surpreender, e a cerimônia de premiação é um excelente reflexo dessa realidade. Apesar de alguns filmes serem considerados favoritos, até o momento da premiação acredito que não teremos certeza dos ganhadores. Surpresas podem acontecer em cada uma das categorias, o que aumenta nossa ansiedade pelo momento da revelação.

Dentre os títulos mais comentados, A Forma da Água e The Post estão entre meus favoritos, trazendo duas forças diferentes do que me atrai para o cinema. O primeiro pelo lado fantástico, mostrando de forma suave o lado do cinema como entretenimento e contar uma história. The Post, por outro lado, traz uma contextualização da força da imprensa revelando a verdade por trás dos jogos de poder que mandam no mundo, fazendo um reflexo com a realidade em que vivemos e trazendo a crítica a tona para os espectadores.

 

Vinicius Vieira

Sem surpresas. Como é de se esperar, o Oscar não deve ter nem muitas surpresas, ainda que a única delas possa acabar ficando mesmo com a principal categoria.

Mesmo tendo começado a temporada de premiações como barbada, “A Forma da Água” acabou perdendo um pouco do fôlego e deixou “Três Anúncios Para Um Crime” sair de azarão para possível vencedor. Independente disso, “A Forma da Água” deve acabar ficando com a estatueta de Melhor Diretor pelo trabalho de Guillermo Del Toro.

Entre os atores, o quarteto que vem vencendo em todos lugares deve fazer o mesmo aqui, com Frances McDormand (“Três Anúncios Para Um Crime”) e Gary Oldman (“O Destino de uma Nação”), nas categorias de protagonistas e Sam Rockwell (“Três Anúncios Para Um Crime”) e Allison Janey (“Eu, Tonya”) como coadjuvantes, ainda que a última não tenha um trabalho tão interessante quanto Laurie Metcalf em “Lady Bird: É Hora de Voar”.

E falando em grandes atuações, talvez um outro grande trabalho de 2017 acabe sendo homenageado, já que o convite da atriz chilena Daniela Veja para anunciar um dos prêmios da noite pode representar o prestígio do filme que protagonizou, “Uma Mulher Fantástica”, que concorre entre os Filmes Estrangeiros e passa então a ser um dos favoritos. Além de, é claro, a possibilidade de celebrar um filme sulamericano trazendo a estatueta para o lado de baixo da Linha do Equador.

 

Gustavo Klein

A expectativa é de que seja uma festa do Oscar ainda mais política e engajada do que foram as últimas. Além da questão do presidente, da briga de Hollywood com Trump, há ainda o escândalo todo que estourou no meio do ano passado e até hoje atinge grandes nomes da indústria, o dos casos de assédio sexual e até estupros cometidos por gente como o Harvey Weinstein e outros.

Nos quesitos “artísticos”, o grande favorito é “A Forma da Água”, que tem 13 indicações, quase o dobro do segundo colocado, que tem 7. Mas o filme pode ser prejudicado pela denúncia de que o filme seria um plágio de uma peça de teatro da década de 60. Caso isso aconteça, ‘Três Anúncios Para um Crime’ pode ‘herdar’ os principais prêmios.

O inglês Gary Oldman deve ganhar o prêmio de melhor ator, por um filme (O Destino de Uma Nação) que foi feito para isso mesmo, dar o Oscar a ele. Ele está excepcional. Entre as atrizes, queria que o prêmio fosse para Sally Hawkins mas Frances McDormand venceu o prêmio do Sindicato dos Atores e é a grande favorita.

Uma categoria interessante de ser observada este ano é a de diretor. Se o Guillermo del Toro vencer por ‘A Forma da Água’, será o quarto mexicano a ganhar o prêmio nos últimos cinco anos e o sétimo não-americano a vencer nos últimos oito anos. Um belo número!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.