Dia do Rock: uma celebração pela música mundial | Boqnews
Foto: Pixabay

Rock N' Roll

13 DE JULHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Dia do Rock: uma celebração pela música mundial

Dia do Rock é comemorado nesta sexta-feira (13). Data faz referência ao Live Aid, ocorrido neste dia em 1985. No entanto, apenas os roqueiros brasileiros comemoram hoje.

Por: Victor Persico
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dia 13 de julho se tornou um marco na história da música.

Em 1985 ocorria o super evento Live Aid que reuniu grandes nomes da música como: Elton John, Led Zeppelin, Black Sabbath, Queen, David Bowie, Judas Priest, Eric Clapton, Duran Duran, Paul McCartney e outros.

Phil Collins, que se apresentou e ainda fez sua participação assumindo as baterias de algumas apresentações, tinha o desejo de que a data fosse considerada o “Dia do Rock”.

Apesar de ser chamada de “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada no Brasil.

Dessa forma, a história se inicia durante a década de 1990, quando duas rádio paulistanas dedicadas ao gênero musical – 89FM e 97FM – começaram a divulgar a data na sua programação.

Logo, com o tempo, a data começou a ser comemorada em todo o Brasil, mesmo sendo ignorada no resto do mundo.

Em outros países, a data comemorativa seria 5 de julho, quando em 1954, Elvis Presley gravava a clássica That’s Alright Mama.

Além disso, também em 9 de fevereiro, quando os Beatles se apresentavam pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1964.

Assim, sortudos são nossos avós que aproveitaram a era-Pré Beatles, quando Elvis Presley, Buddy Holly, e Bill Halley e Seus Cometas tomavam conta, influenciando, não apenas os Beatles, mas também Renato e Seus Blue Caps, Jovem Guarda e Celly Campelo e seu rockzinho de Estúpido Cupido.

Portanto, muitos ainda dizem que se não fosse pela gravação de Elvis Presley no ano de 1954, o rock não existiria, já que o Rei do Rock pegou o ritmo do blues e acelerou, criando assim o famoso rock n’ roll.

Independente de qual seja a data e por qual motivo, o rock seguiu em frente, desde o início, com suas inúmeras vertentes.

Seja rock clássico (Deep Purple Led Zeppelin), glam rock (David Bowie e Elton John), hard rock (Kiss e Guns n’ Roses), rock progressivo (Pink Floyd e Yes), punk rock (Green Day e Ramones), grunge (Nirvana e Soundgarden), e mais milhares de estilos.

Rock Brasileiro

No Brasil, ainda fomos tomados por uma avanlanche rockeira com Rita Lee, Raul Seixas, Casa das Máquinas, O Terço e Joelho de Porco na década de 1970.

Assim,  o Rock In Rio, que teve sua primeira edição em 1985, contou com Barão Vermelho, Eduardo Dusek, Blitz, Lulu Santos e Kid Abelha.

Mesmo em Santos, tivemos os Recordando o Vale das Maçãs, formada em 1974, a Harry, do saudoso Johnny Hansen, Vulcano,  Charlie Brown Jr e Dr. Kaveira.

Hoje, estamos bem estruturados com The Bombers, Erodelia, Depois da Tempestade, Los Volks, Atlante.

Desta forma, o rock ainda vive, pulsa, respira e continua sendo uma torrente de adrenalina, mesmo depois de mais de 60 anos com a gravação de Elvis.

Canal de Áudio Boqnews

Assim, você pode ouvir a programação especial no Canal de Áudio do Boqnews em homenagem ao Dia do Rock de sexta (13) até segunda (16), às 10, 15 e 20 horas. Acesse o link.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.