Festival CMG traz cinema, música e gastronomia para Santos | Boqnews

Cultura

27 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Festival CMG traz cinema, música e gastronomia para Santos

Evento acontece nos dias 8 e 9 de julho. Confira a programação comlpeta

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

N6fc32679-2987-4152-b69f-7db7153433d8a próxima sexta (8) e sábado (9), das 15h às 21h, estaciona em Santos a primeira edição do Festival CMG – Cinema, Música e Gastronomia, que ocorre no Centro Cultural Zona Noroeste. Um caminhão-palco com 14 metros de comprimento, adaptado para receber projeções de cinema e se transformar em um palco para shows, apresenta o filme “Escola do Rock – foto ao lado – (Richard Linklater, 2003), seguido pela sessão extra do filme “Febre da Juventude” (Robert Zemeckis, 1978).

Patrocinado pela Comgás e realizado pelo Ministério da Cultura e pela Berlin Produções, com apoio da Secretaria de Cultura de Santos, o Festival CMG é um evento multicultural itinerante e gratuito que tem como fio condutor apresentações open air de filmes e bandas tocando suas trilhas sonoras ao vivo, além de workshop de cinema e gastronomia, disponibilizada por parcerias com Food Trucks.

44fdb06f-8d89-4db2-a715-da0a46875a63

Santos, a única do Brasil e uma das oito cidades criativas no mundo em cinema da rede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tem programação diferenciada com sessão extra do filme “Febre da Juventude” no dia do Festival, e a realização de um cine-debate na Sala Toninho Dantas, a ser realizado na sexta-feira, 08/07/16, às 21h (após o término do workshop).

banda tedAntes das projeções, o caminhão apresenta o show da banda paulistana Ted Marengos, que, além de tocar músicas que compõem a trilha sonora do filme, promete levar ao palco do festival um  setlist  animado, com músicas conhecidas pelo grande público, e repertório original. Entre as músicas que compõem as trilhas sonoras dos filmes estão “It’s a Long Way to the Top” (AC/DC), “Substitute” (The Who), “Sunshine of your Love” (Cream); “Touch me” (The Doors), em “Escola do Rock”; e “I Wanna Hold Your Hand”; “She Loves You” e “All my Loving” (The Beatles), em “Febre da Juventude”.

O Festival CMG também proporciona aos interessados um workshop intensivo sobre linguagem cinematográfica com direito a certificação. Ministrada por mestres e doutores da Universidade de São Paulo – Mariella Augusta, Maurício Taveira e Flávio Villar Fernandes –, a atividade é dividida em três aulas com duas horas de duração, cada. O workshop é realizado em 08/07/16, das 14h às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (Vila Matias: Av. Senador Pinheiro Machado, tel. (13) 3226-8000). As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do e-mail: [email protected] (40 vagas).

  • Aula 1: Narrativa – 14h às 16h – Ministrado por Mariella Augusta, o encontro aborda os diferentes tipos de narrativas exploradas no cinema. Também são discutidas as funções dramáticas de um filme, os gêneros cinematográficos e a história das emoções.
  • Aula 2: Linguagem cinematográfica – 16h30 às 18h30 – Ministrada por Maurício Taveira, a atividade tem foco na análise dos elementos que compõem a linguagem de um filme, apresentando os diferentes tipos de planos, cenas, sequências, enquadramentos e movimentos de câmera.
  • Aula 3: Música e trilha sonora – 19h às 21h – Flávio Villar Fernandes ministra o workshop, que aborda a importância da trilha sonora em uma obra audiovisual. Composição de trilhas originais, composições de trilhas sonoras, escolha de músicas e sonoplastia, além de procedimentos, métodos e técnicas, são alguns dos tópicos do workshop.

Programação completa:

08 de julho
Às 14h – Workshop no Museu da Imagem e do Som de Santos – MISS (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, tel. (13) 3226-8000)
Às 21h – Sessão extra de filme com debate (CCZN – Sala Toninho Dantos)

09 de julho – Festival CMG
Centro Cultural Zona Noroeste, Avenida Afonso Schmidt, s/nº, no bairro Areia Branca,
Às 15h – Banda Ted Marengos
Às 17h – Exibição de curtas produzidos em Santos
Às 18h – filme: “Escola do Rock” (Richard Linklater, 2003)
Às 20h  – Sessão extra – filme: “Febre da Juventude” (Robert Zemeckis, 1978)

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.