Primeiro capítulo de ‘A Regra do Jogo’ vai além da expectativa | Boqnews
Foto: Divulgação

Nova Novela

01 DE SETEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Primeiro capítulo de ‘A Regra do Jogo’ vai além da expectativa

Novela de João Emanuel Carneiro estreou na segunda-feira (31), na Globo. Giovanna Antonelli (foto) faz parte do elenco

Por: Vera Magalhães
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Não era pequena a responsabilidade sobre os ombros de João Emanuel Carneiro na noite desta segunda-feira (31). Mais do que redimir o horário nobre da Globo do fiasco de Babilônia, a expectativa geral é que ele ofereça a um público cada vez menos fiel nada menos que uma nova Avenida Brasil, de sua própria autoria e maior sucesso da emissora na década.

Nas redes sociais, a brincadeira era apontar paralelismos entre “A Regra do Jogo” e a obra anterior do autor. A personagem de Cassia Kis Magro seria a nova Mãe Lucinda; Giovanna Antonelli, loura e linda, a nova Carminha; Juliano, personagem de Cauã Raymond, lembrava a Nina com seu desejo de vingança.

Até a abertura, com Alcione enchendo o peito para entoar “o soooooollllll há de brilhar…” foi saudada como o novo “oioioi”, refrão icônico de Avenida Brasil.

No aspecto formal, o primeiro capítulo de A Regra do Jogo mostrou elementos que têm tudo para prender o telespectador, como um microcosmo (o morro da Macaca, aqui, como o Divino de Avenida Brasil) bem construído, gírias que têm tudo para pegar, um casal com química (Cauã e Vanessa Giácomo, também ela vinda de outros papeis fortes muito recentes) e uma trilha sonora sofisticada, que misturou Alabama Shakes e Mapei.

A sorte é que João Emanuel e seu time de colaboradores têm mais recursos dramatúrgicos do que a repetição bem feita e uma boa carpintaria. Embora seja possível, sim, ver uma continuidade no trabalho do autor -não só de Avenida Brasil, mas também de A Favorita, a estreia do novelista no horário nobre- houve no primeiro capítulo a clara intenção de apresentar ao telespectador uma narrativa nova.

Alexandre Nero, recém-desencarnado de um personagem forte como o Comendador de Império, também tinha um desafio e tanto pela frente. E apareceu, demoníaco, como o falso ongueiro-gente boa Romero Rômulo, protagonizando uma cena que já nasce clássica, quando tira a máscara do mocinho e revela o bandido a bordo do camburão.

O personagem deve provocar polêmica, pois a fachada lembra figuras públicas cheias de credibilidade, que militam no limite entre a política e a defesa dos direitos humanos.

A construção de personagens ambíguos e de universos em que vilões e heróis trocam de papeis a toda hora é a grande marca da dramaturgia de João Emanuel, seu traço distintivo num universo cada vez mais rebaixado da TV aberta brasileira.

O final, em que, tal qual um Darth Vader carioca, Romero Rômulo diz “mamãe” para Djanira (Cassia Kis Magro) foi o passaporte que faltava para que o telespectador se sente de novo no sofá diante da TV na terça-feira (1º). Um primeiro capítulo bem amarrado, como o de Avenida Brasil, atendendo à expectativa geral, mas indo bem além dela.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.