Setembro cultural: Confira os festivais que ocorrem a partir do dia 1º em Santos | Boqnews

Cultura

29 DE AGOSTO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Setembro cultural: Confira os festivais que ocorrem a partir do dia 1º em Santos

FESTA 58 da início a programação, Em seguida, acontece o Mirada, Tarrafa Literária e Curta Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

festivais setembroHá alguns anos, setembro se tornou o mês mais cultural em Santos. Em 2015, por exemplo, o mês foi nomeado pela prefeitura como Setembro Criativo, reunindo uma série de eventos e os tradicionais festivais. Teve ano que os grandes eventos aconteceram ao mesmo tempo, provocando a necessidade de uma agenda melhor definida.

Os organizadores, então, se programaram e quatro grandes festivais ocorrem em sequência. Dando início a programação cultural, no dia 1º, começa o Festival Santista de Teatro, FESTA, que chega a sua 58ª edição, e é considerado o mais antigo do País. Em seguida, sem nenhum dia de intervalo ocorre o Mirada, realizado pelo Sesc a cada dois anos. Três dias depois do encerramento do festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, começa a Tarrafa Literária. E, mais uma vez sem intervalos, o Curta Santos finaliza o agitado mês cultural de setembro.

FESTA
♦ De 1º a 7 de setembro 

Com o tema ‘Qual a Democracia que queremos?’, o Festival Santista de Teatro – FESTA chega a sua 58ª edição.  Evento tem mais de 40 atividades entre os dias 1º e 7 de setembro na Praça dos Andradas,o o Centro Cultural Cadeia Velha, o Teatro Guarany e a Vila do Teatro.

Matheus NachtergaeleNeste ano, o festival será dedicado ‘in memoriam’ ao maestro e compositor Gilberto Mendes (1922-2016), ao ator e produtor Gabriel Mendonça (1976-2016) e o ator Hector Donasc (1997-2016). Programação começa às 19 horas com  Festa ao ar livre ‘A Praça é Nossa, do O Coletivo 15. A abertura oficial, porém, fica por conta do espetáculo Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nachtergaele (foto ao lado), no Teatro Guarany, às 21 horas. Destaque também para o Debate com Prefeituráveis de Santos sobre Políticas Públicas Culturais, às 19h30, no Teatro Guarany.

Confira aqui a programação completa.

Mirada
♦ De 8 a 18 de setembro 

Assim que termina o FESTA 58, começa já no dia seguinte – 8 de setembro, o  Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, o MIRADA. Evento bienal realizado pelo Sesc que segue com extensa programação até 18 de setembro. Além de Santos, mais quatro cidades do litoral paulista recebem os espetáculos. Ao todo são 43 espetáculos originários de 10 países da América Latina, Portugal e Espanha.

miradaOu seja, 12 nacionalidades estão representadas por meio de peças, performances, intervenções urbanas e uma instalação. Trata-se de um panorama que potencializa a capacidade de o teatro e a dança reagirdiante das singularidades histórica, social, política e econômica, evidenciando a força da arte politicamente engajada sem perder de vista aambição poética e a pluralidade estética.

A Espanha é o país homenageado em 2016 e traz oito montagens, sendo a maior parte de espetáculos inéditos no Brasil. A produção brasileira vem representada por 15 obras convidadas, provenientes de diferentes regiões do país. Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, Portugal e Uruguai trazem trabalhos significativos da cena contemporânea.]

Os ingressos já estão a venda pelo site do Sesc e pessoalmente nas unidades do Sesc. Em Santos, está localizada na Rua Conselheiro Ribas, 136.

Tarrafa Literária
♦ De 21 a 25 de setembro 

O maior festival de literatura do Estado de São Paulo ainda não divulgou a programação de sua oitava edição, que acontece em seguida ao Mirada, de 21 a 25 de setembro. Na edição passada, durante os cinco dias de eventos, novos e velhos fãs literários puderam assistir e participar de mesas de debates com a presença de ilustres escritores nacionais e internacionais, que discorrem sobre poesia, ficção, quadrinhos, biografia, produção da escrita no Teatro Guarany. É aguardar para ver quem e o que o festival trará para a cidade.

Curta Santos
♦ De 26 a 1 de outubro 

Encerrando o mês, no dia 26 começa a 14º edição do Festival de Cinema de Santos – Curta Santos. Consolidado como um dos mais importantes eventos do gênero no país, o festival mapeia o atual panorama da produção audiovisual em curta-metragem, proporcionando um diálogo entre os realizadores e fortalecendo o pólo de produção e exibição local, fundamental para formação de público. A programação prevê ainda mostras especiais, oficinas e debates, além das tradicionais noites de abertura e premiação.

O festival encerra a programação de grandes eventos do mês de setembro. Com o encerramento marcado para o dia 1º de outubro, passa o bastão para a primeira edição do Valongo Festival  Internacional da Imagem, que acontece de 12 a 16 de outubro. Fetsival está inclusive com uma campanha online no Catarse  para colaboração da realização do encontro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.