Vale Transporte ou Vale Combustível? O que vale mais a pena para as empresas? | Boqnews
Foto: Divulgação

Consumo

05 DE OUTUBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Vale Transporte ou Vale Combustível? O que vale mais a pena para as empresas?

Confira os prós e contras do vale transporte e do vale combustível e saiba como escolher o que é melhor para a sua empresa e seus funcionários

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando se trata da gestão de benefícios destinados ao transporte, aos gestores pode surgir a dúvida: Vale Transporte ou Vale Combustível?

O que é economicamente favorável para as empresas?

É natural que as organizações restrinjam o benefício ao vale transporte, considerando funcionários que utilizam o transporte público e em atendimento à legislação trabalhista.

No entanto, boa parte dos funcionários hoje em dia utilizam o carro particular para ir trabalhar, e neste caso, a opção de vale combustível pode ser considerada como uma forma de atender as demandas desses colaboradores.

Confira os prós e contras do vale transporte e do vale combustível e saiba como escolher o que é melhor para a sua empresa e seus funcionários.

 

Confira as vantagens do vale-combustível

 

Entenda como funciona o vale-combustível

 

O vale combustível é um serviço que torna mais fácil a gestão deste benefício e também facilita a rotina dos funcionários, já que eles não precisam guardar várias notas fiscais para solicitar reembolso.

O vale combustível também é indicado para a gestão de frotas, porque reduz os processos burocráticos, pois não existe a circulação de dinheiro, além de evitar fraudes.

Assim, o vale combustível é o benefício certo para o controle dos gastos da rotina daqueles funcionários que exercem atividades externas, como representantes comerciais, por exemplo.

Vantagens do uso do vale combustível

• Simples e seguro de usar;
• evita fraudes;
• controle dos créditos fornecidos;
• comodidade para os funcionários;
• o valor não utilizado fica acumulado no cartão (em caso de cartão pré-pago);
• relatórios personalizados para a gestão de RH.

 

Desvantagem do uso do cartão combustível

A empresa que opta pelo vale combustível não pode fazer o desconto de 6% do salário no contracheque do funcionário, tendo em vista que o desconto só é cabível se o vale transporte for concedido de acordo com a Lei 7418/85.

 

Confira as vantagens do vale-transporte

 

Entenda como funciona o vale-transporte

 

O vale transporte garante a mobilidade do funcionário para o local de trabalho e o retorno dele para casa, utilizando o transporte público.

A maioria das cidades brasileiras adota o cartão vale transporte. Nele é recarregado o valor mensal, e à medida que o trabalhador utiliza o transporte público, o valor é debitado.

Principais vantagens do benefício vale transporte

• Mais segurança para o trabalhador, já que ele não precisa andar com dinheiro;
• Facilidade de gestão para o RH da empresa;
• Possibilidade de requisição de segunda via em caso de perda ou roubo;
• A empresa pode fazer os pedidos online com segurança e rapidez;
• Cartões personalizados por funcionário;
• Empresas podem acessar online relatórios gerenciais.

 

Afinal, vale-transporte ou vale-combustível?

 

A escolha entre vale transporte e vale combustível como benefício de uma empresa é algo que deve ser analisado e bem planejado pela gestão de Recursos Humanos das empresas, sempre levando em conta que a melhor escolha é, certamente, o benefício de transporte que melhor atenda ao funcionário, ou seja, deve ser analisado o tipo de transporte que ele utiliza para ir trabalhar.

O vale combustível é mais indicado para quem vai de carro ou moto para o trabalho e o vale transporte para quem usa o transporte público.

Para o colaborador usufruir dos benefícios, ele deve informar ao departamento de Recursos Humanos da empresa, qual tipo de transporte será utilizado no momento da contratação.

Desta forma, o pagamento do benefício poderá ser feito de forma correta, garantindo o deslocamento do trabalhador.

O ideal é que o valor do vale combustível e vale transporte sejam repassados por meios de cartões pré-pagos, sendo que, no caso do vale combustível, ainda existe a possibilidade do uso do cartão de crédito.

É importante lembrar que os benefícios de transporte não são considerados remuneração, por isso, é muito atrativo optar pelo vale combustível como opção que se adapte à necessidade dos colaboradores.

Tanto o vale combustível quanto o vale transporte são importantes benefícios para os colaboradores e contribuem para o engajamento deles para com a empresa.

Neste sentido, é fundamental que os benefícios atendam às rotinas dos funcionários, para que eles se sintam valorizados com a escolha mais adequada às suas necessidades.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.