Braga e Guimarães – Encantos da região norte de Portugal | Boqnews

Portugal

09 DE DEZEMBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Braga e Guimarães – Encantos da região norte de Portugal

Guimarães considerada a cidade-berço de Portugal, foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Guimarães, situada a norte de Portugal, cerca de 360 km da capital Lisboa, é uma cidade histórica e charmosa repleta de cultura onde se reflete em inúmeros monumentos e edifícios icônicos espalhados por toda a cidade. No centro histórico, podemos observar edifícios e igrejas em estilo góticos, casas tradicionais, cafés aconchegantes e variados doces típicos da região como os famosos Jesuítas e Tortas de Guimarães.

Igreja Centro Histórico de Guimarães Foto: Rom Santa Rosa

 

Jesuítas e Tortas de Guimarães – Doces típicos Foto: Rom Santa Rosa

 

Monumento Épico

Mais ao centro no topo do Monte Largo, o imponente castelo, que defendeu a cidade aos ataques de Mouros e Normandos e onde foi travada a maior batalha ao redor do castelo apelidada de Batalha de São Mamede, em 1146. Após a vitória, Guimarães se tornou a capital temporária, mas após 20 anos a capital foi substituída por Coimbra, e atualmente por Lisboa.

Castelo de Guimarães Foto: Rom Santa Rosa

 

Guimarães foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001. Outro destaque vai para o Padrão do Salado (foto), situado na fregeusia de Oliveira do Castelo, erguido no século XIV por iniciativa de Afonso IV para comemorar a vitória na Batalha de Salado, datada em 1340.

Salado Memorial Século XIV 1340 Foto: Rom Santa Rosa

Braga – Cidade religiosa

Mais a norte, cerca de 25 km de Guimarães, encontra-se Braga conhecida como a cidade mais religiosa de Portugal com inúmeras igrejas. A principal visita é o santuário do Bom Jesus do Monte, localizada na freguesia de Tenões, ponto mais alto da cidade. A igreja do Bom Jesus, foi projetado pelo arquiteto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo de Braga, D. Gaspar de Bragança. As suas obras iniciaram-se a 1 de junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811.

Igreja Bom Jesus de Braga Foto: Rom Santa Rosa

Monumento da escadaria do Bom Jesus de Braga Foto: Rom Santa Rosa

Quando ir?

Para quem não é muito adepto ao frio, a melhor época para visitar Portugal é entre os meses de julho a setembro (verão), considerada época alta. Nos restantes meses a procura é menor. Boa viagem!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.