TSE recebe 20 pedidos de candidaturas avulsas à Presidência | Boqnews
Foto: Divulgação

Política

29 DE AGOSTO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

TSE recebe 20 pedidos de candidaturas avulsas à Presidência

Dentre os 20 pedidos de candidaturas feitos para o Tribunal Superior Eleitoral, 18 não possuem filiação partidária, que é prevista na Constituição

Por: Luiza Damé
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 20 pedidos de registro de candidaturas avulsas à Presidência da República.

Desses postulantes, 18 não têm filiação partidária, o que contraria a previsão constitucional.

No artigo 14, parágrafo 3º, inciso V, a Constituição impõe como uma das condições de elegibilidade a filiação partidária.

Dois dos que pleiteiam candidatura a presidente têm filiação partidária: João Antônio Ferreira Santos (PSC) e Valéria Meirelles Monteiro (PMN).

Tribunal Superior Eleitoral recebeu 20 pedidos de registro de candidaturas avulsas à presidência da República, mas 18 não têm filiação partidária (José Cruz/Agência Brasil)

Casos

O PSC chegou a aprovar a candidatura de Paulo Rabello de Castro a presidente. No entanto, depois decidiu se unir ao Podemos e apoiar Álvaro Dias.

Rabello ficou como vice-presidente na chapa da coligação Pode/PRP/PSC/PTC.

A jornalista Valéria Monteiro chegou a disputar a convenção do PMN. Porém o partido decidiu não ter candidato a presidente nem participar de coligação. Esses pedidos aguardam decisão da presidência do TSE.

O advogado Rodrigo Sobrosa Mezzomo encabeça uma das chapas avulsas.

Em 2016, ele tentou disputar a prefeitura do Rio de Janeiro e recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a rejeição de sua candidatura.

O relator da ação no STF, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu não liberar o voto para apreciação no plenário antes de outubro.

Números

Segundo dados do TSE, 28.348 candidatos pediram registro na Justiça Eleitoral para os cargos em disputa neste ano. Além de presidente, governador dos 26 estados e do Distrito Federal, duas vagas de senador por unidade da federação, deputado federal, estadual e distrital.

São 13 candidatos a presidente; 199 a governador; 355 a senador; 8.368 a deputado federal; 17.526 a deputado estadual e 963 a deputado distrital.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.