Conta de luz aumentará 3,86% com reajuste de receita em hidrelétricas | Boqnews
Foto: Divulgação reajuste

Economia

17 DE JULHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Conta de luz aumentará 3,86% com reajuste de receita em hidrelétricas

Esse reajuste anual poderá causar aumento de irá variar entre 0,02% e 3,86%, segundo a Anell

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (17) reajuste de 45,52% na receita anual de geração de 69 usinas hidrelétricas que atuam no regime de cotas.

Portanto, essa medida que provocará aumento nas contas de luz, terá impacto médio será de 1,54%. Desse modo, a Anell salienta que o aumento será entre 0,02% e 3,86%.

O impacto na conta de luz depende da data do reajuste aprovado pela Aneel. Além da quantidade de cotas (volume de energia) que cada distribuidora compra das hidrelétricas.

O volume de cotas de cada distribuidora representa, em média, 22,64% dos contratos de energia das concessões.

A remuneração total recebida pelas usinas, de julho de 2018 a junho de 2019, será cerca de R$ 7,944 bilhões.

Segundo a Aneel, a receita anual de geração é calculada considerando os valores do Custo da Gestão dos Ativos de Geração (GAG), acrescidos de encargos de uso e conexão; receita adicional por remuneração de investimentos em melhorias de pequeno e grande porte.

Ainda está acrescido nos valores os investimentos em bens não reversíveis, Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica; custos associados aos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética. Além de eventuais ajustes.

Por isso, o regime de cotas foi implantado por meio da Medida Provisória nº 579, de 2012. Portanto, poderá ter renovação automática das concessões de usinas hidrelétricas.

Para isso, as hidrelétricas tiveram que vender energia às distribuidoras por um preço fixo, determinado pela Aneel, ao contrário de firmarem preços conforme o mercado e as realidades das instituições.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.