Esforço fiscal para pode ser ampliado, diz Levy | Boqnews
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Crise

28 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Esforço fiscal para pode ser ampliado, diz Levy

Na semana passada, governo revisou meta do superávit primário que caiu de 1,1% do PIB para 0,15%

Por: Fábio Monteiro
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Levy voltou a defender as medidas do ajuste fiscal. Na avaliação do ministro, as incertezas que rondam a economia brasileira atualmente, e que prejudicam os agentes econômicos, "são fenômenos passageiros"

Levy voltou a defender as medidas do ajuste fiscal. Na avaliação do ministro, as incertezas que rondam a economia brasileira atualmente, e que prejudicam os agentes econômicos, “são fenômenos passageiros”

O ministro Joaquim Levy (Fazenda) afirmou nesta terça (28) que o governo pode aumentar a meta de economia para pagamento de juros da dívida dos próximos anos se a economia do país reagir.

Questionado por jornalistas se seria possível uma meta maior já para 2016, Levy disse que o assunto está sendo discutido e que isso dependeria de uma série de fatores, sendo o principal deles o desempenho da economia.

“Certamente em 2017, se as coisas transcorrerem da forma como estamos pensando, é possível planejarmos, e eventualmente ainda há tempo para isso, metas maiores”, disse Levy, que participou de solenidade comemorativa dos 40 anos da Esaf (Escola de Administração Fazendária).

Na semana passada, o governo revisou a meta do superávit primário (economia que o governo faz para pagar a dívida pública) de 2015, que caiu de 1,1% do PIB para 0,15%. A economia programada para os próximos dois anos também foi reduzida.

Levy voltou a defender as medidas do ajuste fiscal. Na avaliação do ministro, as incertezas que rondam a economia brasileira atualmente, e que prejudicam os agentes econômicos, “são fenômenos passageiros”.

“O processo de ajuste da economia está avançando para o padrão normal, empresas têm se adaptado e algumas já se encontram em condições de voltar a crescer. A gente tem que voltar a esse processo”, afirmou.

O ministro explicou que a dinâmica da economia brasileira também ajuda bastante o trabalho feito pelo governo. “Nossa economia é de preços flexíveis, é possível ter mobilidade de capital e de recursos, e isso é essencial quando se está fazendo ajustes na economia.”

Sobre a disparada do dólar, Levy minimizou a desvalorização do real e disse acreditar que a turbulência atual é passageira. No final da manhã, a cotação da moeda norte-americana em R$ 3,40, maior valor desde março de 2003

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.