“Estou tristíssima”, diz Dilma ao decretar luto de três dias | Boqnews
Foto: Divulgação

Eduardo Campos

13 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

“Estou tristíssima”, diz Dilma ao decretar luto de três dias

Em nota oficial, ela disse que o Brasil inteiro está de luto e que o Eduardo Campos era um exemplo de democrata e uma grande liderança política

Por: Paulo Victor Chagas e Yara Aquino
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A presidenta Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos. Em nota oficial, ela disse que o Brasil inteiro está de luto e que o político era um exemplo de democrata e uma grande liderança política. “Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro”, afirmou.

Em nota, Dilma disse que Campos e ela tiveram longa convivência no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante as campanhas presidenciais de 2006 e 2010 e durante o governo da presidenta. “Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência”.

Ao prestar condolências aos parentes de todas as vítimas da tragédia, Dilma Rousseff disse que Campos foi um pai e marido exemplar. “Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima”, declarou, ainda na nota.

Pouco antes das 16h, foi publicado no Diário Oficial da União, em edição extra, a declaração do luto oficial contado a partir de hoje. As bandeiras do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada foram posicionadas a meio mastro.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também lamentou o falecimento do candidato. Ele elogiou as características de Eduardo Campos e desejou força à esposa de Campos, Renata, e a toda família do político “por essa perda dolorosa”. “Tive o privilégio de conviver com ele no governo do presidente Lula e sua capacidade de trabalho, mas sobretudo, de fazer amigos, e sua capacidade de sedução, sempre foram marcas muito profundas de sua personalidade”.

Gilberto Carvalho antecipou em uma hora o retorno da Bolívia, onde participa nesta quarta-feira da abertura do Fórum de Participação Cidadã da União de Nações Sul-Americanas, conhecida como Unasul. Ele desembarca em Brasília às 19h.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, também lamentou, em nota, a morte do candidato. O ministro referiu-se a Campos como um “companheiro de tantas lutas” e disse que a política brasileira perde um grande líder e um interlocutor atento ao diálogo e à construção da democracia. “Em diversos momentos convivemos intensamente, como parlamentares de oposição, de 1999 a 2002, depois como ministros do governo Lula e como presidentes nacionais, eu do PT e ele do PSB. Nesse tempo de convívio, constatei no Eduardo uma personalidade séria, honesta e comprometida com o povo brasileiro, em especial com os mais necessitados”, disse. Berzoini manifestou solidariedade aos parentes, amigos e apoiadores de Eduardo Campos.

Em nota, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse estar profundamente chocado e triste com a morte de Campos, “com quem sempre mantive excelente relacionamento, e a quem sempre admirei como homem público e cidadão”. Para Lobão, Eduardo Campos foi um grande político, que deixará uma lacuna na vida pública do seu estado e do país. “Solidarizo-me com a sua família, com os familiares das demais vítimas da tragédia e com o povo de Pernambuco, que sofre, como os demais brasileiros, a perda de um importante líder”, disse o ministro.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também expressou pesar pela morte de Eduardo Campos. “Neste momento de perplexidade, junto-me às vozes de todo o país que lamentam a perda súbita e prematura do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. Meus sinceros sentimentos a sua família e amigos, extensivo aos familiares de todas as vítimas desta tragédia”, lamentou em nota oficial.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.