Mantega admite que inflação acumulada pode ultrapassar limite | Boqnews
Divulgação

Economia

23 DE ABRIL DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Mantega admite que inflação acumulada pode ultrapassar limite

O limite de 6,5% estabelecido pelo governo pode ser exedido segundo o ministro da Fazenda

Por: Sofia Fernandes
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu hoje que a inflação acumulada em 12 meses pode ultrapassar o limite de 6,5% estabelecido pelo governo. A inflação do ano, medida de janeiro a dezembro, não deve estourar o teto da meta, afirmou.
“Quando você pega inflação no seu pico, no período mais forte, em 12 meses, pode até ultrapassar os 6,5% que é o nosso limite máximo. Mas depois ela diminui, arrefece.”

Segundo Mantega, a inflação elevada é sazonal, e chegou a seu ponto máximo em março e abril, puxada pela escassez de chuvas -que elevou o preço da energia e de hortifrutigranjeiros.

“Tivemos dois meses de pressão inflacionária, em seguida ela começa a recuar. Posso dizer que os indicadores demonstram que a inflação começou a recuar, de modo que em maio e junho ela será mais baixa”, disse.

Vilão
Um dos itens que mais tem puxado a inflação é a energia elétrica. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) tem aprovado reajustes na casa de dois dígitos às distribuidoras.

Segundo Mantega, a energia elétrica teve “um aumento um pouquinho maior, por causa da questão das chuvas”.
“Todo ano tem um vilão na história da inflação, mas importante que seja apenas um vilão, e os outros preços possam flutuar e cair ao longo do tempo e sazonalidade”, afirmou.

Mantega negou que os critérios de avaliação da inflação devem mudar. Não haverá a retirada dos alimentos do cálculo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

“Quem faz isso são os Estados Unidos, retira alimento e combustível do índice principal. Não fazemos isso, e continuaremos da mesma maneira, usando os mesmos critérios.”

Sobre uma eventual alta do etanol na mistura da gasolina, o ministro afirmou que é “sempre possível, mas que nesse momento não estamos cogitando”. A gasolina vendida nos postos brasileiros tem 25% de etanol em sua mistura.
Segundo o ministro, a safra da cana e do etanol começa em maio, o que deve baixar os preços do biocombustível -e da gasolina, consequentemente- ajudando a reduzir a inflação.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.