Saiba os cuidados para manter seu carro em bom estado no inverno | Boqnews

Nacional

01 DE JULHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba os cuidados para manter seu carro em bom estado no inverno

Com a chegada do inverno, não só os seres humanos, animais ou plantas devem ter cuidados especiais, mas os carros tambémm. Alguns cuidados ajudam a garantir o funcionamento eficiente e seguro dos sistemas mecânico e elétrico do veículo e mantém a durabilidade das peças. Na parte elétrica, o alternador e o motor de arranque são […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a chegada do inverno, não só os seres humanos, animais ou plantas devem ter cuidados especiais, mas os carros tambémm. Alguns cuidados ajudam a garantir o funcionamento eficiente e seguro dos sistemas mecânico e elétrico do veículo e mantém a durabilidade das peças.


Na parte elétrica, o alternador e o motor de arranque são os mais exigidos em dias frios: a percepção é rápida, geralmente a partida do veículo se torna mais difícil. O auditor do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), José Plácido, afirma que com o frio as peças do carros podem sofrer um desgaste maior. Por isso, deixar o carro ligado antes de sair por, pelo menos, um minuto,  é importante, pois a partida só ocorrerá após o motor aquecido.


Outra recomendação é sobre o sistema de ar-condicionado que, mesmo em dias frios, deve ser ligado periodicamente. “Se este equipamento não é usado por um período prolongado, pode haver perda da eficiência do gás e a quebra de peças, como serpentina e condensador”, afirma.


Nos carros flex, Palacio diz que é importante ficar atento ao “tanquinho”. “No calor, o reservatório de gasolina para partida a frio não é usado, então é preciso substituir o que sobrou do combustível e fazer uma limpeza no reservatório quando chega o inverno, porque o sistema é mais requisitado”, explica.


Independente da estação do ano, o auditor recomenda adquirir o hábito de realizar a manutenção preventiva no veículo, porque é uma garantia de segurança no trânsito, economia de combustível e com reparos emergenciais, além de reduzir a emissão de gases poluentes.


“É de vital importância manter o veículo em bom estado de conservação e isso inclui checagem periódica de freios, direção, suspensão, pneus, filtros, nível do óleo e outros itens”, diz.


Antes de pegar a estrada no inverno, o motorista deve estar atento a alguns procedimentos. Como chuva e garoa são comuns, a palheta do para-brisa deve estar em bom estado, com o frio costuma ressecar as borrachas. O mecânico Moacyr Rosas explica que  para melhorar a visibilidade, os vidros internos e externos devem ser limpados com uma solução de álcool e água. Outra orientação de Rosas é utilizar um aditivo no radiador. “As mangueiras do motor ressecam com o frio. Como o aditivo é líquido, ele lubrifica evitando que elas quebrem”.


Dicas para manter seu carro em bom estado


Bateria
A parte do carro que mais sofre no inverno é a bateria, uma vez que as partidas são mais difíceis e podem levar mais tempo. Quando for dar a partida, certifique-se de que todos os acessórios elétricos, como faróis, som, luzes internas, ar-condicionado, estejam desligados.


Verificação das lâmpadas
Usadas principalmente nas viagens à noite e nos casos de forte neblina. O mau funcionamento de uma delas pode confundir outros motoristas à distância e comprometer a segurança.


Luzes auxiliares
Atualmente, os carros têm várias luzes auxiliares, como aquela vermelha que fica acesa nos pára-choques, para facilitar a visão do carro no nevoeiro, bem como as de neblina que têm longo alcance e facilitam a visão do motorista em condições adversas. Os repetidores de seta (no retrovisor ou na carroceria) também são luzes auxiliares para marcar posição.


Carburador
Se o carro ainda utilizar o carburador, nos dias mais frios não esqueça de puxar o afogador, pois isso ajudará o carro a chegar à temperatura de funcionamento ideal mais rapidamente.


Líquido anticongelante para radiadores
Veja com seu mecânico a possibilidade de adicionar líquido anticongelante para radiadores. O inverno brasileiro não costuma registrar neve, porém a temperatura pode cair a 0ºC em algumas regiões serranas e no sul do País. O líquido de arrefecimento pode ficar em estado sólido, embora a probabilidade seja muito pequena em um país como o Brasil.


Limpeza dos vidros
Faça uma limpeza nos vidros para evitar embaçamento e sujeira. No inverno, a maioria das pessoas circula com os vidros fechados. A condensação do ar respirado em contato com o vidro forma gotículas de água que embaçam a superfície da peça. Utilize uma solução de água com um pouco de álcool nos vidros internos e externos, secando logo em seguida. Essa solução ajuda a desengordurar e limpar os vidros, melhora a visualização e aumenta a segurança.


Troque as palhetas do limpador de para-brisa
É preciso trocar as palhetas a cada seis meses, para garantir um funcionamento eficiente em caso de chuva. Com o tempo, a borracha resseca e pode danificar o vidro, deixando-o manchado e prejudicando a visão e a segurança.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.