Linha Turística do Bonde supera 1,5 milhão de passageiros | Boqnews
Foto: Marcelo Martin / PMS

Santos

08 DE MARÇO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Linha Turística do Bonde supera 1,5 milhão de passageiros

Ao longo dos 5 km de trajeto, os passageiros têm a chance de fazer uma verdadeira viagem no tempo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Linha Turística do Bonde acaba de alcançar mais uma importante marca: superou a casa de 1,5 milhão de passageiros. Inaugurado em setembro de 2000, a linha turística rapidamente caiu no gosto de santistas e de turistas de todas as idades, acumulando um total de 1.522.178 passageiros até fevereiro deste ano.

Ao longo dos 5 km de trajeto, os passageiros têm a chance de fazer uma verdadeira viagem no tempo, passando por 40 pontos de interesse histórico e cultural do Centro Histórico. Todos os veículos são originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.

Com saída da Estação do Valongo – edificação que completou em janeiro 150 anos de história -, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem lugares que fazem parte da história da Cidade, como a Casa da Frontaria Azulejada, o Museu do Café, Pantheon dos Andradas, Outeiro de Santa Catarina, o Paço Municipal, entre outros.

Para aumentar a ambientação e o espírito nostálgico do passeio, os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte de Santos. Atualmente, a linha conta com cinco bonde e dois reboques. Conheça um pouco de cada um:

Bonde aberto 32

Construído em 1911, o bonde 32 é o mais antigo elétrico em circulação no País. De procedência escocesa, possui nove bancos e escadas originais, e o banco do motorneiro, todo trabalhado, foi restaurado após pesquisas em fotos antigas. O veículo tem capacidade para 45 passageiros e entrou em circulação na Linha Turística do Bonde em 14 de agosto de 2012.

Bonde fechado nº 40

De mecânica original escocesa, o ‘bonde camarão’, de número 40, entrou na linha turística em 2002. Confeccionado em cabreúva, madeira em extinção, e vidro martelado, foi projetado nos anos 1950 e sua carroceria, modernizada. Tem capacidade para 28 passageiros e recebeu reproduções de propagandas que existiam quando os elétricos circularam em Santos. No momento, está passando por reforma na CET, com previsão de retorno em abril.

Bonde português 224

Construído no final dos anos 1920 em Portugal, o bonde 224 começou a circular no Centro Histórico em setembro de 2008. Com interior original e lustres de época, acomoda 23 passageiros e desde junho de 2014 circula como Bonde Pelé, em homenagem ao ‘maior atleta do século 20’. A parte externa ganhou pintura na técnica de grafite do artista plástico santista Leandro Shesko.

Bonde Café

O elétrico de 1958, doado pela Prefeitura de Turim (Itália), circula na cidade desde setembro de 2010. Fabricado pela Fiat e adaptado para Bonde Café em janeiro de 2015, é uma autêntica cafeteria sobre trilhos – conta com máquina para o preparo do verdadeiro ‘espresso’, frigobar, mobiliário especial, ar-condicionado, lavabo, sistema multimídia e elevador para acesso de cadeirantes. Tem capacidade para 24 passageiros.

Bonde Arte

O Bonde Arte é o maior em circulação na cidade e primeiro bonde-restaurante da América Latina. Montado sobre uma plataforma articulada, tem 20m de comprimento; cozinha com micro-ondas, forno elétrico e cooktop; ar-condicionado; banheiros e acessibilidade. Com capacidade para 36 passageiros, o veículo foi doado em 2009 pela Prefeitura de Turim (Itália).

Reboque 38 (grande)

Doado pela cidade de Votorantim (SP), o reboque 38 é o segundo maior em circulação na Cidade. Com capacidade para 45 passageiros, entrou em operação em janeiro de 2016. Trata-se, na verdade, de adaptação do antigo bonde aberto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, exposto em Campos do Jordão (SP).

Reboque pequeno

Um antigo bonde de tração animal, de 1871, foi adaptado para funcionar como reboque. Com 24 lugares, desde novembro de 2000 está incorporado à Linha Turística do Bonde. No momento, está passando por reforma na CET, com previsão de retorno em abril.

Mais informações:

– Embarque: Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 2 – Valongo)
– Funciona de terça a domingo, das 11h às 17h, a cada hora (venda até 30 minutos antes do encerramento)
– Valor: R$6,50
– O bilhete de acesso ao Bonde pode ser adquirido na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo)
– Crianças de até 5 anos não pagam. Meia tarifa para maiores de 60 anos, professores e estudantes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.