Capital Planejada | Boqnews

Turismo

17 DE OUTUBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Capital Planejada

Criada e projetada para ser a capital do País, Brasília é símbolo de autoridade e poder. Inaugurada em 21 de abril de 1961 pelo então presidente Jucelino Kubitschek a moderna e imponente cidade foge dos padrões da maioria, se não todas, cidades brasileiras. O projeto urbanístico da capital, conhecido como plano piloto, foi elaborado pelo […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Criada e projetada para ser a capital do País, Brasília é símbolo de autoridade e poder. Inaugurada em 21 de abril de 1961 pelo então presidente Jucelino Kubitschek a moderna e imponente cidade foge dos padrões da maioria, se não todas, cidades brasileiras.

O projeto urbanístico da capital, conhecido como plano piloto, foi elaborado pelo arquiteto Lúcio Costa e com o aumento da população, sucessivas cidades satélites foram criadas ao longo dos anos.

Espaçosa e, por incrível que pareça, tranquila, Brasília reserva particularidades típicas de uma cidade jovem e moderna.

Os semáforos, tão comuns em qualquer cidade, são raros na capital que tem pistas largas e sempre planas.  O trânsito também revela surpresas: os pedestres que precisam atravessar as ruas, estendem o braço e os automóveis param. 

As obras do arquiteto Oscar Niemeyer, além de se destacarem pela beleza,  são consideradas, também , os principais pontos turísticos da capital brasileira.

Construções Niemeyer

Localizado na Praça dos Três Poderes e sede do Poder Legislativo Federal, o Palácio do Congresso Nacional abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.  Suas duas torres, ladeadas pelas cúpulas dos plenários das Casas Legislativas e pelos espelhos d’ água surpreendem pela grandiosidade.

As visitas, monitoradas, podem ser feitas durante toda a semana, inclusive, aos sábados e domingos.







Anna Carolina Sampaio

Complexo Cultural

O Complexo Cultural da República é a mais recente obra de Niemeyer em Brasília. Inaugurado em dezembro de 2006, o espaço abriga o Museu da República e a Biblioteca Nacional. Com cinco andares, salas de estudos, auditório e área para atividade de música e vídeo, a biblioteca reúne um dos maiores acervos e centros de pesquisa do país, com mais de 300 mil volumes.

Memorial JK

O espaço conta com um museu que expõe peças e documentos pertencentes a Juscelino e sua esposa; um Mausoléu com os restos mortais do ex-presidente; uma Casa de Cultura, além da biblioteca pessoal do ex-presidente. Entre seu acervo literário encontram-se relíquias, como exemplares originais do escritor inglês Willian Shakespeare. Escritos à mão, o conjunto de cinco livros são os únicos do mundo. Foram presente da rainha da Inglaterra.

Outras obras de Niemeyer que devem ser incluídas no passeio pela Capital são os palácios da Alvorada, do Itamaraty, do Jaburu , o Panteão da Pátria e a Catedral Metropolitana. Além de ser um templo religioso, ela possui um conjunto de obras de artistas com renome internacional como Di Cavalcanti, Michelângelo, Athos Bulcão, Alfredo Cheschiatti e Marianne Peretti.

A passagem pela ponte Juscelino Kubitschek, projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, também se torna obrigatória.  Eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia da Pennsylvania, o projeto, audacioso, impressiona pela arquitetura.



Lago Paranoá

Não é só de política que vive o turismo em Brasília. Alguns pontos da cidade também reservam espaço para a diversão noturna, sem perder a sofisticação da cidade. Um exemplo é o Lago Paranoá. 

Desenvolvido com o objetivo de aumentar a umidade da cidade, o lago artificial abriga ao seu redor vários bares e restaurantes numa região chamada de Pontão do Lago Sul.  À beira do Lago, o iluminado calçadão se torna ponto de encontro e  passeio de casais e famílias.
Além da “diversão noturna”,  o lago é usado para a pesca amadora em pequena escala e, principalmente, para a prática de esportes náuticos (Brasília é a terceira cidade em número de embarcações no País).

O ex-presidente Fernando Collor adorava passear de jet-ski pelo lago, posando para fotos. Os clubes de recreação situam-se quase todos às suas margens.

Com 80 quilômetros de perímetro, o Lago Paranoá reserva a melhor vista de Brasília e é parada obrigatória para aqueles que visitam a Capital brasileira.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.