Cenários da Literatura | Boqnews

Turismo

21 DE NOVEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Cenários da Literatura

São 180 quilômetros pelo litoral baiano que serviram de inspiração para Jorge Amado, um dos maiores e mais importantes escritores brasileiros. Esta faixa, conhecida como Costa do Cacau, compreende as cidades de Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Una, Canavieiras e Santa Luiza, todas compostas por paisagens naturais exuberantes da Mata Atlântica e reconhecidas como parte de um […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

São 180 quilômetros pelo litoral baiano que serviram de inspiração para Jorge Amado, um dos maiores e mais importantes escritores brasileiros. Esta faixa, conhecida como Costa do Cacau, compreende as cidades de Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Una, Canavieiras e Santa Luiza, todas compostas por paisagens naturais exuberantes da Mata Atlântica e reconhecidas como parte de um dos ecossistemas mais importantes do mundo.

A porta de entrada da Costa é a cidade de Ilhéus, localizada a 465 quilômetros de Salvador. Nela estão registradas as principais marcas arquitetônicas dos coronéis do cacau por meio de monumentos, praças e palácios que serviram de cenário para a obra literária Gabriela, Cravo e Canela, um dos clássicos da literatura.

Os passeios mais procurados são feitos na Lagoa Encantada, Rio do Engenho e Quarteirão Jorge Amado.

Em Urucuça se encontra a terceira maior biodiversidade do mundo, a Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande e o Parque Estadual da Serra do Conduru.

Aos apaixonados por esportes na natureza como surf, rafting e trekking, a cidade de Itacaré atende todas as expectativas com a Praia das Conchas e trilhas. As atividades ecoturísticas ficam por conta de Una, onde há um ecoparque que oferece atividades dentro das áreas de conservação, além de contar com a Reserva Biológica de Una (um dos locais mais importantes do planeta e único habitat natural do mico-leão-dourado).

Composta por diversas ilhas, Canavieira é o ponto da Costa que oferece opções de passeios mais românticos  e exóticos, que incluem os banhos de lama medicinal, na Ilha das Garças, e a pesca do marlin.  Falando em pesca esportiva, é nesta cidade que se encontra um dos 20 melhores pontos pesqueiros do mundo, o banco Royal Charlote.

Os esportes radicais são a especialidade de Santa Luzia, que abriga, além dos paredões de rochas e poços, o Parque Ecoturístico do Lapão, o Poço dos Diamantes e a Lagoa Dourada. No parque é possível encontrar várias possibilidades para praticar rappel.

Cacau
Na primeira metade do século XVII, o colono francês Louis Frederic Warneaux  plantou as primeiras sementes de cacau na fazendo Cubículo, à margem do Rio Prado, onde hoje fica o município de Canavieiras.

Com clima e solo propícios para o cultivo, as lavouras cacaueiras começaram a se espalhar pela Bahia, dando a Ilheús o título de uma das melhores regiões para aquele tipo de produção. Este destaque provocou conflitos por terras até o início do século 20, cuja situação foi retratada por Jorge Amado em suas obras, que destacava que a região era formada por terras adubadas com sangue.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.