Chefs preparam receitas holandesas para a Expoflora | Boqnews

Holambra

21 DE SETEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Chefs preparam receitas holandesas para a Expoflora

Com nomes impronunciáveis para os brasileiros, os pratos típicos holandeses agradam em cheio a todos os paladares

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
torta holandesa

Famosa torta holandesa

A culinária típica holandesa é muito saborosa e faz sucesso no mundo inteiro. Na Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada em Holambra, antiga colônia holandesa do interior paulista, além dos pratos tradicionais, os turistas podem sempre saborear novidades gastronômicas criadas especialmente pelos chefs para o evento, ou trazidas diretamente da Holanda, para ser incorporadas ao cardápio.

O evento acontece até 27 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9 às 19 horas.

Para a edição 2015, o Grupo Martin Holandesa apresenta o Vis Holand (peixe holandês) nas versões Vis en Friet (peixe frito) e Zure Haring (feito com a sardinha fresca maturada e, como sobremesa, torta Holand Stroopwafel (a torta que conhecemos como holandesa com a massa da bolacha Stroeopwafel).

Tem também o Bavaroise Stroopwafel (mousse de creme de leite com chocolate branco e pedaços de stroopwafels, coberto com caramelo), e o Dutch Champignons (suculentas tiras de contra filét ao molho de cogumelos holandeses e stampot com escarola e bacon).

Bavaroise Stroopwafe

Bavaroise Stroopwafel: mousse de creme de leite com chocolate branco e pedaços de stroopwafels, coberto com caramelo

 

bacalhau

Kabeljauw: bacalhau com pimentão, azeitonas e coberto por purê de batatas

Curiosidades
Não apenas de carne de porco, batatas e salsichões vive a culinária holandesa. Graças aos diques e moinhos, a Holanda dominou o mar e, hoje, possui grande parte de seu território abaixo de seu nível. Os holandeses também foram grandes navegadores, por isso, influenciaram e foram influenciados por diversas culturas de todo o mundo. Essa relação dos holandeses com o mar não poderia deixar de refletir na gastronomia, com a presença de peixes e frutos do mar em diversos pratos. O Kabeljauw (bacalhau desfiado com pimentão, azeitonas e coberto por purê de batatas).


Pannekoek (fala-se panecuque) está para os holandeses assim como a pizza para os brasileiros. Considerado um das receitas mais consumidas na Holanda, o prato, que pode ser brasileiramente explicado como: uma panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda.

Pannekoek

A Pannekoek da foto está recheada com bacon, champignon, queijo prato e gouda

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.