Ilhabela in Jazz espera receber pelo menos 3 mil novos turistas | Boqnews

Turismo

13 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Ilhabela in Jazz espera receber pelo menos 3 mil novos turistas

A terceira edição do festival será realizado de 15 a 18 de outubro, na Vila, com entrada gratuita.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Hermeto Pascoal e o guitarrista Mike Stern, que tocará com o lendário baterista Dennis Chambers, estão entre as atrações do terceiro Ilhabela in Jazz. Mais de três mil novos turistas são aguardados para os quatro dias de festival, de 15 a 18 deste mês, atraídos pela programação musical e também pelas belezas naturais do destino, que possui 42 praias de mar esverdeado.

“O Ilhabela in jazz é mais um evento de porte que estamos consolidando e que traz para Ilhabela uma projeção nacional muito grande. A ilha está preparada, com sua rede hoteleira, para receber oito mil visitantes. E acreditamos que pelo menos três mil deles virão atraídos pelo jazz”, acredita o  secretário de Turismo Harry Fing.

Para acomodar os veranistas e visitantes o palco estará montado no pier na Vila, onde serão disponibilizadas mesas e cadeiras para acomodar pelo menos duas mil pessoas sentadas. A rua Dr. Carvalho será interditada ao trânsito de veículos para maior conforto, segurança e comodidade do público que poderá, livremente, circular pelos bares e lanchonetes próximos.

“São 500 lugares a mais do que no festival do ano passado”, explica Harry Finger. O espaço é todo coberto, mas com as laterais abertas para que todos aproveitem a brisa do mar. Como o festival acontece apenas a noite – a partir das 19h – a Secretaria mostrou uma estratégia para movimentar o turismo na ilha durante o dia.

Em todos os quiosques serão disponibilizados folhetos contendo as atrações diurnas e o mapa da cidade para que o turista possa curtir as praias, passeios pelas trilhas e cachoeiras ou em barcos. A sede do Parque Estadual e Museu Náutico permanecerão abertos para visitação, com entrada gratuita.

Sobre o festival

De quinta a domingo – 15 a 18 de outubro – serão 12 atrações (três por noite) e, pelo menos, quatro horas diárias do mais puro jazz. No palco do festival já confirmaram presença Hermeto Pascoal, Ithamara Koorax, Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto, André Mehmari Trio, Maurício Carrilho & Nailor Proveta, Leny Andrade & Trio, Nenê Trio, Quartabê, Thiago Espirito Santo “Sexto Sentido” e Felipe Blues Band. As atrações internacionais contam com a Banda Hazmat Modine e com o guitarrista Mike Stern em formação trio. Os shows acontecem sempre a partir das 19h.

Uma das surpresas será o lendário baterista Dennis Chambers que acaba de ser confirmado para tocar no trio do Mike Stern. Com apenas 18 anos Dennis já integrava um dos mais importantes grupos de funk e soul do mundo, o Parliament Funkadelic. Agora, em carreira solo, tem tocado ao lado dos maiores nomes do Jazz Fusion mundial, como John Scofield, George Duke e Santana, com quem excursionou por todo o mundo.

 

Amigo e parceiro de longa data do guitarrista Mike Stern, Dennis Chambers estará nas baquetas na apresentação do trio no Festival Ilhabela In Jazz, no dia 17 de Outubro às 23h. O festival tem por objetivo difundir o jazz e levar ao público os melhores artistas nacionais e internacionais do gênero. A produção do evento é assinada pela Articular, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Curador

O curador do Ilhabela in jazz é o músico e pianista Paulo Braga que traz na bagagem a organização de importantes projetos, como o Festival Moacir Santos, Festival Brasil Instrumental, ocupação da Sala Funarte Guiomar Novaes em São Paulo e a Mostra Tom Jobim EMESP.

Paulo Braga tem uma importante rede de relacionamentos no meio musical graças à vasta experiência como professor no Conservatório de Tatuí, na EMESP – Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo), na  Unicamp e na Juilliard School New York, e como solista em renomadas orquestras, entre elas a Banda Sinfônica e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, a Royal Philarmonic Concert Orchestra e as Cameratas Villa Lobos, Antiqua (Curitiba).

Atualmente integra  o Trio Bonsai (com, Mané Silveira e Guéllo),  o Trio 3-63 (com Marcos Suzano e Andréa Ernest Dias), o grupo de Arrigo Barnabé e um duo com o guitarrista Lupa Santiago, com 02 CDs gravados: N101 e Manhã.

Sua discografia ostenta vários títulos com: Arrigo Barnabé (Façanhas, Oriundi,  Arrigo Barnabé e Paulo Braga ao vivo em Porto); Villa Lobos em Paris, com obras do concerto histórico de 1924; Cyro Pereira 50 anos; Anjo de Mim (com Ivan Lins); Amigo (com Milton Nascimento & Orquestra Jazz Sinfônica); além de Muita Hora nessa Calma (piano solo)  e Cartas Brasileiras (Léa Freire).

Ilhabela

Nada menos que 42 praias, mar esverdeado com águas límpidas e geografia privilegiada. Esta é Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, a 135 km da capital paulista, e cenário da terceira edição do Ilhabela in Jazz. O município é reconhecido, oficialmente, como a Capital Nacional da Vela, pois, devido à sua posição geográfica, os ventos são intensos e constantes no canal de São Sebastião que separa a ilha do continente, privilegiando a prática do esporte. Ilhabela também é uma das 65 cidades indutoras de turismo do país e destino de Sol e Mar do Estado de São Paulo.

Serviço:

Ilhabela In Jazz 2015
Data: de 15 a 18 de outubro
Horário: a partir das 19h
Local: Centro histórico de Ilhabela
Entrada: Gratuita

Programação

15/10 – Quinta

19h Felipe Blues Band

21h Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto

23h Leny Andrade & Trio

16/10 – Sexta

19h Maurício Carrilho e Nailor Proveta

21h André Mehmari Trio

23h Hermeto Pascoal e grupo

17/10 – Sábado

19h Thiago Espirito Santo “Sexto Sentido”

21h Nenê Trio

23h Mike Stern

18/10 – Domingo

19h Ithamara Koorax

21h Quartabê

23h Hazmat Modine

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.