Localizada na Mata de São João, a Praia do Forte é ideal para relaxar | Boqnews
Foto: Nando Santos

Paraíso Baiano

20 DE FEVEREIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Localizada na Mata de São João, a Praia do Forte é ideal para relaxar

O paraíso reúne dez hotéis de redes hoteleiras internacionais e abriga uma charmosa vila, onde se situa a matriz do projeto Tamar

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

praia do fortePassado o período carnavalesco e as férias escolares, agora é o momento ideal – para quem pode, é claro – curtir lugares mais tranquilos, cujas diárias em hotéis e pousadas costumam ter preços mais convidativos, sem deixar de lado o calor das últimas semanas de verão.

Se você gosta de tranquilidade, mas não abre mão de conforto, a Praia do Forte, no litoral norte da Bahia onde se concentra a Rota dos Coqueiros, é um bom local para se hospedar e curtir a dois ou com a família. Conta com uma rede hoteleira invejável formada por dez resorts de padrão internacional (Tivoli Eco Resort, Costa do Sauípe (5 hotéis), Ibero Star (2) , Grand Paladium Imbassay e Vila Galé Marés), além de dezenas de pousadas. Para todos os gostos e bolsos. Os resorts, de forma geral, oferecem o sistema All Inclusive, o que se torna um atrativo interessante.

Sossego
Localizada na cidade de Mata de São João, distante 80 quilômetros do Centro Histórico de Salvador, a Praia do Forte tem sido cada vez mais procurada por turistas brasileiros e estrangeiros. Sotaques e idiomas se misturam especialmente na vila do local, uma espécie de Maresias do litoral norte baiano, onde é possível visitar lojas de marcas, como Richards e Boticário, até comer tapiocas (a partir de R$ 7,00) no meio da rua principal da vila, feitas por quituteiras da cidade, que se revezam para mostrar suas iguarias usando o tradicional forno à lenha.

É na vila, aliás, onde dezenas de estabelecimentos comerciais se espalham tornando-se um passeio agradável a qualquer hora. Mas quando a noite cai é que o espaço se torna ainda mais charmoso, quando bares e restaurantes se tornam um ponto de encontro multicultural, onde artistas mostram seus talentos ao ar livre no meio da rua principal, sempre repleta de turistas.

Para quem preferir conhecer o lugar com conforto, existem as bicitáxis, que fazem o trajeto entre os extremos do extenso calçadão, de pouco menos de um quilômetro.

Opções
A vila é repleta de pousadas. O único resort que fica nas proximidades é o Tivoli Eco Resort justamente o que apresenta as diárias mais caras. Mas para quem prefere se hospedar nos demais hotéis espalhados ao longo do litoral, existem vans – organizadas por agências de turismo que ficam nos hotéis – que fazem o percurso até o vilarejo.

O transporte custa, em média, R$ 20 – ida e volta. A desvantagem é que são horários fixos. Se alguém quiser esticar um pouco mais, deve-se pegar um táxi (já acerte os valores antes de iniciar a corrida).

Projeto Tamar
O mar é, de forma geral, agitado, mas quando a maré está baixa é possível se deparar com recifes em vários pontos, transformado-os em piscinas naturais. O tom bucólico com os barcos de pescadores na praia do Porto é parada obrigatória para fotos. À beira-mar, a praça onde está a igreja de São Francisco de Assis é o principal ponto de concentração da comunidade. O local é parada obrigatória para fotos, especialmente pela tranquilidade do mar, com a formação de uma piscina natural em decorrência dos recifes.

A poucos metros dali encontra-se a sede do projeto Tamar, que completou 35 anos pela preservação das tartarugas marinhas. Várias atrações são encontradas no local. Com sorte, é possível acompanhar o trabalho dos biólogos do projeto para acompanhar o nascimento das pequenas tartarugas, cujas mães escolhem o litoral baiano para desovar suas crias, cujo resultado é devidamente monitorado pelo instituto. Além da visitação ao local, o público também pode adquirir produtos na loja interna cuja renda destina-se ao projeto.

 

tur1036

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.