Santos recebe 2º Valongo Festival Internacional de Imagem a partir de quarta (4) | Boqnews
Foto: Jack Lathan/Divulgação

Fotografia

29 DE SETEMBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Santos recebe 2º Valongo Festival Internacional de Imagem a partir de quarta (4)

A programação ocorre de 4 a 8, ocupando oito diferentes espaços do Centro Histórico com fotografias, vídeos, publicações, narrativas visuais, workshops, mesas de debates e música.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Pela segunda vez, o Valongo será palco do festival internacional de imagens, com ações gratuitas para o público. Foto: Jack Lathan/Divulgação

Recém-chegado de sua primeira turnê internacional, o rapper Rincon Sapiência é o convidado especial da noite de abertura da 2ª edição do Valongo Festival Internacional da Imagem, que começa na próxima quarta (4), às 10h.

Idealizado e promovido pelo Estúdio Madalena, de São Paulo, em parceria com a Setur (Secretaria de Turismo), a programação se prolonga até o próximo dia 8, ocupando oito diferentes espaços do Centro Histórico com fotografias, vídeos, publicações, narrativas visuais, workshops, mesas de debates e música.

O foco desta edição é a discussão em torno da imagem, em debates sobre linguagem, prática documental e artística para a construção da imagem de um País e o planejamento de seus novos rumos, conforme explicam Iatã Cannabrava e Thamyres Matarozzi.

A entrada é gratuita e, dependendo da atividade, há inscrições por ordem de chegada.

 

Convocação

Lembrando a necessidade de “registrar o presente para reinventar o amanhã”, eles frisam que o festival é uma “convocação a fotógrafos, filmmakers, ninjas de ofício e todos aqueles que utilizam as imagens técnicas com ousadia e criatividade para escutar, olhar e registrar o Brasil”.

A intenção, prosseguiram Iatã e Thamyres, é incentivar a sociedade brasileira a desenvolver uma cultura sólida e sistemática de documentação, bem como promover o resgate e acervo dos materiais já produzidos.

O festival, afirmam, funciona como plataforma para o lançamento de um movimento que busca ampliar as bases de construção dessa memória, que denominam RGB – Registro Geral Brasileiro.

 

Exposições

A série Excessocenus, o novo trabalho da espanhola Cristina de Middel com Bruno Morais, abre na quarta, às 10h, a programação da Casa da Frontaria Azulejada (R. do Comércio, 92).

A mostra dos fotógrafos, que pode ser visitada até as 22h, até o dia 8, faz referência aos excessos, nas mais diferentes formas, da vida contemporânea.

Nos mesmos dias e horários, o Arcos do Valongo (R. Comendador Neto, 3) será ocupado por Mercúrio e White Noise, duas séries do artista português António Júlio Duarte, com imagens ultra-brilhantes que enfocam o falso luxo, o desperdício e o rosto do poder.

Em O Candidato, terceira série, o artista apresenta imagens de uma eleição política, aparentemente democrática.

 

Arena

A artista espanhola Cristina de Middel, Bruno Morais e o curador Horacio Fernández estão na primeira mesa da Arena, marcada para as 20h, no Teatro Guarany.

A noite segue no Arcos do Valongo, com um bate-papo com o rapper Rincon Sapiência, às 22h, seguido de um pocket show.

A partir de quinta-feira, haverá atividades simultâneas em todos os espaços do festival.

As mesas de debate sobre políticas públicas e cultura começam às 11h e o Espaço Coletivo de Publicações terá um ciclo completo de atividades entre as 10h e as 19h.

Dentre elas, a Feira Plana, o Lab Print e Editora Madalena, exposições coletivas, projeções, lançamentos de fotolivros e leituras de portfólios.

Todas as noites, além das mesas no Teatro Guarany, o Arcos do Valongo vai abrigar festas, projeções de filmes e debates.

Na sexta-feira, a noite é do coletivo ativista Mídia Ninja: uma Vigília Cívica.

Veja a programação completa em www.valongo.com

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.