Visitação ao Forte dos Andradas é opção de lazer | Boqnews
Divulgação

Guarujá

03 DE FEVEREIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Visitação ao Forte dos Andradas é opção de lazer

A visita ao antigo Quartel de Guerra é acompanhada por guias cedidos pelo forte. O visitante paga uma taxa de R$ 3

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma ótima opção de lazer em Guarujá é a visitação ao Forte dos Andradas. Localizado na Rua Horácio Barreiro, s/n, no Tombo, o local reabriu as visitas para turistas e moradores, que fazem uma viagem no tempo, ao se depararem com um túnel cavado na rocha de aproximadamente 200 m de extensão, no qual se encontram as antigas câmaras de tiro e os elevadores destinados ao transporte da munição.

A visita ao antigo Quartel de Guerra é acompanhada por guias cedidos pelo forte e pode ser feita de terça a quinta-feira das 9 às 14 horas e, durante os finais de semana e feriados, das 10 às 17 horas. O transporte é feito por uma van, com saídas a cada 40 minutos. O visitante paga uma taxa de R$ 3 e a entrada para crianças de colo é gratuita. O passeio não é realizado com chuva.

Os interessados devem realizar o agendamento através do e-mail: [email protected]. Durante o processo, o quartel envia um termo de responsabilidade que deverá ser preenchido e entregue no dia da visita. Em dias de semana, a fortaleza recebe cerca de 20 visitantes por dia. Nos fins de semana esse número chega a dobrar. Até o último dia 25, cerca de 230 pessoas tinham passado pelo local.

História

O antigo quartel foi construído no alto do morro, dentro de uma rocha e escondido em meio à mata, para proteger o Porto de Santos de possíveis ataques, durante a 2° Guerra Mundial (1939- 1945).

O Forte dos Andradas é a última estrutura defensiva fixa inaugurada no Brasil, que mantinha como suporte para essas operações também o Quartel de Paz, onde funciona até hoje a 1° Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.

O Quartel de Guerra foi desativado em 1972. A construção da fortaleza tinha por objetivo formar, juntamente com o Forte de Itaipu, em Praia Grande, um sistema de proteção da entrada da barra de Santos. Projetada em 1934, a obra só teve início em 1938, levando quatro anos para sua conclusão.

Para chegar até o local, o visitante percorre uma trilha estreita e sinuosa, com dois quilômetros de extensão, cercada de fauna e flora da Mata Atlântica. No percurso, há dois paióis desativados e outro acesso que leva a um terceiro. No interior do Quartel de Guerra, há um longo túnel, de 200 metros de extensão, com dois braços no final, de 50 metros cada, formando a letra T.

O ambiente, que servia como base às operações, tem banheiro, cozinha, alojamento, enfermaria, usina com gerador de energia, paiol interno, sala de cálculos balísticos e elevador para a estação de telemetria.

Os quatro canhões, que até hoje estão no alto do morro, eram abastecidos com granadas de 300 quilos e calibre 280 mm. Com alcance máximo de 12 quilômetros, o material bélico foi utilizado pela última vez em 28 de janeiro de 1972, quando 32 granadas foram lançadas em treinamento contra um reboque distante oito quilômetros da costa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.