Conheça cinco benefícios do óleo de baru para a saúde | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida saudável

06 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça cinco benefícios do óleo de baru para a saúde

O óleo combate a gordura abdominal, previne doenças crônicas degenerativas e a anemia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Baru-2Típica do cerrado brasileiro, a castanha de baru carrega consigo uma verdadeira riqueza. O óleo extraído de sua semente auxilia na luta pelo emagrecimento, além de ser um poderoso suplemento nutricional que atua diretamente no bem estar do corpo e da autoestima das pessoas.

Contudo, por ser repleto de compostos com alto poder antioxidante, esse óleo também pode ser um excelente aliado no combate de doenças crônicas e degenerativas. Confira a seguir os principais benefícios do Óleo de Baru para a saúde:

Combate à gordura abdominal
Graças à presença dos ômegas 3, 6 e 9, o Óleo de Baru é um excelente aliado na luta pela redução de medidas na região abdominal. Tais elementos atuam como catalizadores na queima de gordura. Reorganiza os depósitos de gordura no organismo, impedindo assim que as células adiposas se concentrem em determinadas regiões como barriga, cintura e quadril. Acelera a queima da gordura conhecida como “marrom”, responsável pela geração de calor para os órgãos vitais, fazendo com que o corpo busque novas fontes de energia, como a gordura branca, localizada na região abdominal.

Ação cardioprotetora
Com propriedade sacietógena tão grande quanto a chia, o Baru desempenha ação cardioprotetora, uma vez que promove a redução do colesterol LDL e o aumento nos níveis do colesterol HDL, o chamado bom colesterol. Ligados diretamente à suscetibilidade de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. O colesterol ruim pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos formando placas que bloqueiam o fluxo, enquanto o colesterol bom ajuda a reduzir a deposição dessas placas. Assim, por melhorar o perfil lipídico do sangue, o Óleo de Baru é um excelente aliado para a saúde do coração.

Prevenção de doenças crônicas degenerativas
Essas enfermidades estão diretamente ligadas ao estresse oxidativo das células. Um aumento excessivo na produção de radicais livres prejudica a estrutura das moléculas de DNA, carboidratos, lipídios e proteínas. Sem conseguir controlar esses radicais, as lesões celulares podem levar o corpo a desenvolver tais doenças. Seus princípios bioativos aliados à presença e a ação de fitoquímicos e compostos fenólicos no metabolismo, responsáveis por controlar os radicais livres e reduzir quadros inflamatórios, atuam como verdadeiros protetores do organismo, evitando o desenvolvimento de doenças como hipertensão e artrite, por exemplo.

Combate a anemia
O Óleo de Baru é rico em ferro e, por isso, é um ótimo parceiro no combate à anemia. No ano de 2001, uma rede municipal de Goiânia passou a utilizar a farinha de castanha do baru na merenda escolar, a fim de suprir as necessidades de ferro na alimentação das crianças e, o resultado, foi um verdadeiro sucesso.

Manutenção de uma alimentação saudável
O baru é tão rico em ômega 3, 6 e 9 com ácidos graxos insaturados (81%) quanto os peixes, recomendados para quem quer uma dieta saudável. Além disso, o óleo da castanha é rico em vitamina E, que também tem função antioxidante e ajuda na imunidade do corpo, e compostos fenólicos (como ácidos gálicos, cafeicos e elágicos) que têm ações anti-inflamatórias e antivirais.

Estes são só alguns dos benefícios dessa semente tão rica e nutritiva. Uma excelente opção para quem procura adquirir uma melhor qualidade de vida é entrar em forma com saúde é incluir o baru em sua alimentação diária. Faça isso e já comece o ano cumprindo sua meta de ter uma vida mais saudável.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.