Ação de bloqueio contra o sarampo atende 1.200 pessoas no feriado | Boqnews
Foto: Divulgação

Vacinação

07 DE MARÇO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Ação de bloqueio contra o sarampo atende 1.200 pessoas no feriado

A partir desta quinta (7), a vacina está disponível para as pessoas com o esquema incompleto nas policlínicas, exceto as unidades da Ilha Diana e do Porto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Neste carnaval, a rotina do bairro do Gonzaga foi alterada com o bloqueio contra o sarampo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), medida adotada após a confirmação de caso da doença em morador da área que viajou de navio de cruzeiro no início de fevereiro.

A ação segue os protocolos preventivos de saúde pública e atendeu mais de 1.200 pessoas em quatro dias do feriado prolongado.

No domingo (03) e segunda (04), enfermeiros e técnicos percorreram 440 imóveis na quadra onde reside o paciente, que abrange trechos da Avenida Marechal Deodoro (nº 60 ao 68), Praça Fernandes Pacheco (nº 21 ao 24), ruas Bahia (nº 160 a 194), Euclides da Cunha (nº 28 e 30) e Tolentino Filgueiras (nº 153 ao 173).

Nestes locais residem cerca de 1.600 pessoas.

Aos moradores e comerciantes dos imóveis fechados foram deixados avisos para que procurassem a Policlínica do Gonzaga (Rua Assis Corrêa, 17) de segunda (04) até quarta (06), das 9h às 16h, aberta excepcionalmente no feriado para apoio ao bloqueio vacinal. Aqueles que ainda estavam viajando podem procurar a unidade de saúde nesta quinta (7) e sexta (8) ou a partir de segunda (11), sempre das 9h às 16h.

Nos quatro dias do bloqueio nos imóveis e funcionamento extra da policlínica, foram atendidas 1.257 pessoas, com a aplicação de 908 doses da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

A lém de três recusas e 346 pessoas dispensadas por critérios técnicos como terem menos de seis meses de vida ou mais de 60 anos, estarem gestantes ou com doenças que causam imunodepressão – neste último caso é preciso avaliação do médico que acompanha o paciente.

Quem deve se vacinar

A partir desta quinta (7), a vacina está disponível para as pessoas com o esquema incompleto nas policlínicas da rede municipal, com exceção das unidades da Ilha Diana e do Porto, totalizando 29 unidades.

O atendimento é feito das 9h às 16h e é indicado apresentar a carteira de vacinação.

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses (primeira dose) e aos 15 meses (segunda dose).

Quem não foi vacinado enquanto criança precisa tomar duas doses da vacina.

Ou seja, se tiver até 29 anos de idade, e uma dose para aqueles entre 30 e 59 anos.

Todas as salas de vacina possuem estoque de doses e o Município recebeu repasse de 8.500 doses do governo estadual, as quais serão redistribuídas às unidades nesta quinta (7).

“Nós temos mais de 95% das crianças da Cidade já imunizadas contra o sarampo. Temos as vacinas em todas as policlínicas e podemos orientar as pessoas que tiverem dúvidas e, se necessário, fazer a dispensação da dose”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

O titular da pasta já contatou o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, solicitando repasse de doses para desenvolver campanha de intensificação preventiva no Município.

A expectativa é que até o final da semana o órgão estadual e o Ministério da Saúde deem uma devolutiva para que a ação possa ser programada.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.