Cães, gatos e calor, uma combinação que requer cuidados | Boqnews
Divulgação

Vida animal

15 DE JANEIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Cães, gatos e calor, uma combinação que requer cuidados

Para os cães a água dos potes deve ser trocada várias vezes ao dia. No caso dos gatos, é bom distribuir recipientes transparentes com água pela casa. Deixar o animal em ambiente arejado é essencial.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Gatos precisam ter água disponibilizada em diversos ambientes

Gatos precisam ter água disponibilizada em diversos ambientes. Foto: Claudio Magário/PMSV

Não são só os humanos sofrem com o calor intenso. Animais de estimação também sentem as altas temperaturas. A Coordenadoria de Vida Animal (Codevida) orienta que há cuidados especiais aos pets nesta época do ano, sendo a principal delas a hidratação.

A água dos potes deve ser trocada várias vezes ao dia. No caso dos gatos, é bom distribuir recipientes transparentes com água pela casa. Deixar o animal em ambiente arejado é essencial.

O dono não deve passear com o cachorro em horário de pico de sol, evitando insolação e queimadura das patas. Atividades físicas e brincadeiras de salto, pulos e corrida de bicicleta com o cão devem ser evitadas.

“Animal muito ofegante após um passeio deve ser envolvido em uma toalha molhada, num ambiente fresco com ar condicionado ou ventilador”, orienta a coordenadora da Codevida, Leila Abreu, ressaltando ainda atenção especial aos animais idosos, acima de 7 anos.

Banhos em pet shop podem ser quinzenais. Já banhos de esguicho para refrescar podem ser dados desde que o cão goste. Animais com pelo longo devem ser bem secos para evitar micoses e fungos.

Também deve ser evitada a tosa drástica do pelo, uma vez que ele protege a pele do animal tanto do calor como do frio. Já gatos não têm necessidade de banho, a não ser que o bicho tenha sido acostumado desde filhote.

Quanto à alimentação, atenção ao acondicionamento. “Após o cão comer, o que sobrou deve ser retirado”, afirma Leila. Sacos de ração devem ser mantidos fechados e armazenados em local fresco. Gatos não devem comer ração colorida. E quem opta por dar comida a cães deve evitar carboidratos e usar pouco tempero.

Cães sofrem com as elevadas temperaturas e necessitam de atenção especial

Cães sofrem com as elevadas temperaturas e necessitam de atenção especial. Foto: Divulgação/PMSV

Adoção

Cuidados especiais são realizados pela Codevida nos animais que estão para adoção em sua sede. Durante os dias de calor, eles são retirados das baias e são colocadas bacias largas com água para que se refresquem. Nas áreas de soltura, os animais tomam banho de esguicho e a água dos potes é trocada várias vezes ao dia.

Voluntários 

A Codevida precisa de voluntários dispostos a levar os cachorros abrigados para passear nas imediações de sua sede, na Av. Francisco Manoel s/nº, no Jabaquara. Interessados devem ir ao local, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, para entrevista. Cada pessoa poderá levar um animal por vez.

Passeios integram trabalho psicológico e físico realizado no local, sob critérios internacionais de bem-estar animal. O objetivo é que eles fiquem aptos para adoção. A Codevida conta atualmente com 228 animais (128 cães e 100 gatos) e é uma das únicas entidades públicas do País em que eles são doados castrados, vacinados e vermifugados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.