Caminhada Outubro Rosa reúne 2.500 pessoas na Ponta da Praia | Boqnews
Foto: Rogério Bomfim/PMS/Secor

Câncer de Mama

20 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Caminhada Outubro Rosa reúne 2.500 pessoas na Ponta da Praia

A caminhada partiu do Aquário e foi realizada pela Avenida da praia, até a altura do canal 7, no último domingo (19)

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A orla da Ponta da Praia ficou colorida e feminina na manhã do último domingo (19), durante a 5ª edição da Caminhada Outubro Rosa, evento que busca atrair a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama.

A concentração ocorreu no entorno do Aquário Municipal de Santos, local onde foram entregues kits às participantes previamente inscritas desde o último dia 13. Todas receberam camiseta, squeeze, boné, folder explicativo e leque. A caminhada partiu do Aquário e foi realizada pela Avenida da praia, até a altura do canal 7. De acordo com Gilze Francisco, presidente do Instituto Neo Mama, a iniciativa tem atraído mais pessoas, a cada ano. “O simples fato de ser mulher já é um fator de risco para o câncer de mama, portanto, independentemente da distribuição dos kits, percebo que as mulheres estão mais conscientes a cada edição. Temos que ter ações como essa, para alertar às pessoas sobre a importância de detectar precocemente a doença”.

Entre as mulheres presentes estava Ana Paula Baltazar Saloio, de 36 anos, que descobriu ter câncer de mama este ano, no final de março. “Foi muito complicado no início, mas a única alternativa é enfrentar a doença com positividade. Operei em julho, estou em tratamento e tive um apoio enorme do Instituto Neo Mama. Considero esta ação de extrema importância, pois sei que o número de pedidos de exames para detectar o câncer aumenta muito neste período”, conclui.

Coordenadora do evento por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Soraya Nieto afirma que o número de pedidos de mamografia têm aumentado 20% ao ano, desde 2012. “Tudo isso é um reflexo das campanhas e mostra o aumento da conscientização da população. Em outubro, por exemplo, as mulheres podem solicitar o exame às enfermeiras da rede sem a necessidade da consulta médica. Esperamos que todo ano seja cor de rosa”, finaliza. O evento, criado pelo Instituto Neo Mama, é realizado em parceria com a Prefeitura de Santos, com apoio do Instituto Avon, AFIP e Apas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.