Com determinação, portadores de esclerose vencem limitações | Boqnews
Foto: Arquivo Pessoal

Esclerose múltipla

28 DE AGOSTO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Com determinação, portadores de esclerose vencem limitações

Sintomas geralmente aparecem sem alarde e são manifestados mais nas mulheres do que nos homens

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A esclerose fez com que Gabriela mudasse sua rotina. Porém, ela não deixou de viver intensamente. Pelo contrário, demonstra ser uma pessoa ativa e feliz com os momentos que a vida lhe proporciona

A esclerose fez com que Gabriela mudasse sua rotina. Porém, ela não deixou de viver intensamente. Pelo contrário, demonstra ser uma pessoa ativa e feliz com os momentos que a vida lhe proporciona

O próximo domingo (30) comemora-se o dia da conscientização da esclerose múltipla, mas, além da importância da data, ressalta-se a superação e a força de viver de muitos.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica, autoimune que atinge o cérebro e a medula espinhal. O próprio organismo da pessoa confunde as células e as ataca de modo que causa lesões, muitas vezes irreparáveis. Os nervos são os mais prejudicados, pois o sistema imune do paciente digladia com a bainha protetora, conhecida como mielina.

A neurologista Claudia Vasconcelos enfatiza que o paciente pode e deve continuar as tarefas e hábitos anteriores a patologia. “Falo para eles que precisam seguir a vida. Claro, com alguns cuidados por causa da fadiga. Acho que a prevenção é ideal. Não ir à praia nos horários mais quentes, por exemplo. Não os proíbo, apenas alerto que tenham consciência do seu corpo”.

Os sintomas geralmente aparecem sem alarde e são manifestados mais nas mulheres do que nos homens. Indivíduos entre 20 e 50 anos são mais propensos de desenvolver a enfermidade. A fase inicial da doença tem sintomas transitórios, surtos que podem ocorrer a qualquer hora. Por ser sutil, muitas vezes eles passam despercebidos, sem ser dado a devida importância aos riscos que podem ser acometidos.

Apesar de não poder configurar um quadro preciso, pois existem diversos fatores que a desencadeiam, os principais sinais da esclerose múltipla são: visão turva, fadiga, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dificuldades de segurar a urina, perda de memória e problemas na fala.

Gabriela Micheleto, de 44 anos possui esclerose múltipla desde 1998, comenta que descobriu a patologia no ambiente de trabalho. Por ser oftalmologista, ela diz que sentiu dificuldades ao sentir os objetos. “Percebi que alguma coisa estava acontecendo. No começo, pensei que era estresse, mas, quando fui no neurologista, ele me diagnosticou com a doença”.

A esclerose fez com que Gabriela mudasse sua rotina. Porém, ela não deixou de viver intensamente. Pelo contrário, demonstra ser uma pessoa ativa e feliz com os momentos que a vida lhe proporciona. Ela explica que a qualidade de vida é imprescindível. “Eu diminui meu ritmo de trabalho, Fico mais com o meu filho, viajo, saio com os amigos e faço exercícios”.

O tratatamento da enfermidade tem dois objetivos principais: abreviar a fase aguda e aumentar o intervalo entre os surtos. Exercícios físicos são fundamentais para a melhora do indivíduo. Quando existe a dificuldade nos movimentos, a fisioterapia ajuda na preservação dos músculos e na melhora do equilíbrio.

O neurologista também possui papel fundamental no tratamento, pois ele indicará remédios para que os surtos sejam amenizados e a fadiga, principalmente no calor, tenha uma diminuição.

Palestra

Interessados sobre a doença terão a oportunidade de receber orientações por meio de palestras nesta segunda-feira (31), a partir das 18h, na Associação Paulista de Medicina (Avenida Ana Costa, 388), com apoio da Unimes. A entrada é gratuita.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.