Comidas gordurosas devem ser trocadas por refeições mais leves nas ceias de fim de ano | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

19 DE DEZEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Comidas gordurosas devem ser trocadas por refeições mais leves nas ceias de fim de ano

Comidas gordurosas devem ser consumidas com moderação nesta época do ano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As festas de final de ano são momentos para se festejar com amigos e familiares. Mas o que é para ser um momento de confraternização pode tornar-se preocupação para quem conseguiu durante o ano todo praticar uma alimentação saudável e tem pela frente ceias repletas de pratos calóricos. Chester, tender, farofa, bolo de nozes, sorvete são alguns vilões a serem evitados na mesa de jantar.

A nutricionista, Thais Perini, recomenda que alimentos fritos, embutidos, ricos em gordura e açúcares devem ser deixados de lado. “Os pratos tradicionais de uma ceia são sempre muito variados e também muito gordurosos e calóricos, ocasionando um ganho de peso nesta época do ano”.

Trocas inteligentes
Existem trocas inteligentes que tornam uma ceia mais saudável e são muito bem-vindas para a manutenção de dietas. As substituições podem acontecer tanto nos ingredientes quanto nos pratos inteiros. Uma das dicas de Thais é uma versão mais leve e saborosa do salpicão. “Na preparação tradicional, ele contém maionese, que pode ser substituída por iogurte natural e ainda, se preferir, a batata dá vez às verduras como vagem, cenoura, entre outros”.

Para o prato principal, o tender – que faz parte da família dos embutidos – é trocado por preparações assadas ou cozidas de peru, frango ou peixe. Outra recomendação é a inclusão de sementes como castanhas, nozes, pistaches e macadâmias. “Um punhado destas sementes misturadas já vai ajudar a manter seu metabolismo funcionando, o que ajuda a prevenir o ganho de peso”. Na sobremesa, opte por a frutas e manere em pratos excessivamente açucarados.

Para evitar que a festa acabe mais cedo, procure evitar alimentos que estejam expostos por muito tempo fora da refrigeração ou aquecimento.

Dicas para quem abusou
Caso você não tenha resistido e se empanturrou de comida opte por refeições mais leves no dia seguinte. Consuma bastante verduras, legumes e saladas e dê preferência para peixes cozido, assado ou grelhado. “Prefira o consumo dos carboidratos integrais (pão e arroz integrais, aveia, granola)”.

Para quem exagerou na bebedeira, a hidratação é fundamental no dia seguinte. Portanto, aumente a ingestão de líquidos bebendo bastante água, suco de frutas e chás gelados, pois ajudam a eliminar as substâncias tóxicas do organismo por meio da urina.

A falta de moderação pode comprometer a saúde, principalmente daqueles que sofrem de doenças como o diabetes, hipertensão ou problemas cardiovasculares. Para eles, é importante que sempre sigam as orientações do médico e/ou nutricionista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.