Saiba como congelar alimentos para conservar os nutrientes | Boqnews
Divulgação

Alimentação

29 DE JULHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba como congelar alimentos para conservar os nutrientes

Consumir alimentos frescos é melhor para a saúde, mas existem técnicas para manter os nutrientes também nos congelados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Comer o alimento fresco ou congelado? Eis a questão. Em ambos os casos, higiene e cuidados no modo de preparo são essenciais para preservar a qualidade e os nutrientes da comida.

Na correria do dia a dia, parece difícil manter uma alimentação equilibrada e necessária para o funcionamento do organismo, por isso que muitas pessoas preferem congelar alimentos. Segundo a nutricionista da NutriOrg Barbara Scarparo, o alimento fresco, obviamente, possui mais nutrientes do que aquele que foi congelado.

quadro“Logo que a comida é reparada e consumida, você terá mais vitaminas e minerais. Porém, pela falta de tempo as pessoas nem sempre comem verduras e legumes, que são fundamentais para a saúde”, destaca. Neste caso, de acordo com Barbara, é melhor congelar o alimento do que não consumi-lo. “Se não consegue preparar para consumi-lo fresco, o melhor é que congele para que o mesmo faça parte da rotina. Ela agregará mais à alimentação do que se não estiver incluso no prato”, salienta. Entretanto, não basta apenas preparar e congelar o alimento: é preciso técnicas para mantê-lo nutritivo. No quadro ao lado, aprenda algumas dicas indicadas pela nutricionista.

Já o feijão, por exemplo, é comum preparar em grandes quantidades para o congelamento. Barbara explica que no caso dos alimentos que são preparados com outros ingredientes, a refrigeração também deve ser feita de forma especial. “Muitos, depois de prepararem a comida, deixam a panela em cima do fogão para que esfrie. Isto é errado, pois corre o risco da comida ser contaminada e trazer malefícios à saúde”, ressalta.

O correto, de acordo com a nutricionista, é levar ao congelador imediatamente ou, então, deixar na geladeira para que esfrie aos poucos e depois congelar. “Quanto mais rápido o alimento for resfriado, melhor para a qualidade dele”, salienta a profissional.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.