Conheça sintomas e tratamentos das disfunções na tireoide | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

01 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça sintomas e tratamentos das disfunções na tireoide

Cerca de 4,6% da população brasileira sofre de hipotireoidismo, quando a tireoide trabalha pouco ou para de funcionar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
As mulheres são as que mais sofrem de doenças relacionadas à tireoide. Há estudos científicos que indicam prevalência até nove vezes maior no sexo feminino

As mulheres são as que mais sofrem de doenças relacionadas à tireoide. Há estudos científicos que indicam prevalência até nove vezes maior no sexo feminino

Embora tenha um papel essencial para o funcionamento do corpo humano, a tireoide não é conhecida por todos. A glândula é responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina), importantes para a manutenção da saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 300 milhões de pessoas em todo mundo sofrem de disfunções na tireoide, mas metade delas não sabe disso.

“O T3 e o T4 são sintetizados pela tireoide, que usa o iodo como matéria-prima. A sua secreção depende do estímulo do TSH, produzido pela hipófise. Os hormônios tireoidianos têm papeis fundamentais em todo o organismo, desde a vida fetal, até a regulação das atividades de todos os órgãos, produção de calor do corpo, regulação dos batimentos cardíacos e estado psíquico,” explica Dra. Suemi Marui, especialista em endocrinologia pelo Lavoisier Medicina Diagnóstica.

As mulheres são as que mais sofrem de doenças relacionadas à tireoide. Há estudos científicos que indicam prevalência até nove vezes maior no sexo feminino. De modo geral, cerca de 4,6% da população brasileira sofre de hipotireoidismo (quando a tireoide trabalha pouco ou para de trabalhar); por outro lado, cerca de 1,3% dos brasileiros sofre de hipertireoidismo (quando a glândula trabalha demais).

Os hormônios da tireoide são fundamentais na regulação da nossa disposição, humor e sono.  Por isso muitas vezes a falta dos hormônios, pode ser confundida com depressão, já que os sintomas podem ser parecidos – cansaço excessivo, sonolência e esquecimento. Por outro lado, o excesso de produção dos hormônios tireoidianos também causam irritabilidade e insônia, sendo confundido com ansiedade. “Como a tireoide está envolvida em diversos processos metabólicos, as disfunções tireoidianas podem ser confundidas com diversas doenças, dificultando, muitas vezes, o diagnóstico e atrasando o tratamento adequado”, aponta a dra. Suemi. 

Diagnóstico

O diagnóstico, tanto do hiper quanto do hipotireoidismo, é simples. “Basta um exame de sangue, com as dosagens de TSH e T4, que requer apenas três horas de jejum antes da coleta do material”, lembra a médica. De maneira geral, na presença de TSH elevado e T4 (geralmente o T4 livre) baixo, o diagnóstico é de hipotireoidismo. Quando o TSH está muito baixo e o T4 livre está elevado, o diagnóstico é de hipertireoidismo.

Normalmente a investigação de doenças da tireoide deve ser feita em quem tem história familiar de doenças da tireoide, diabéticos do tipo 1 (insulino-dependente),  quem possui doença autoimune (lúpus, miastenia, etc), quem apresenta bócio (aumento da tireoide) e quem faz uso de algumas medicações como interferon, lítio e amiodarona. Claro que também deve ser solicitado na presença de sintomas e sinais de doença da tireoide, tanto para fazer o diagnóstico como para excluir um problema atribuído à tireoide. “Por exemplo, o ganho de peso pode estar relacionado ao hipotireoidismo, mas a maioria das pessoas que ganha peso não é por causa da tireoide, pois seus exames de TSH e T4 livre são normais”, explica a endocrinologista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.