Consumo de vitaminas auxilia no funcionamento do corpo | Boqnews
Foto: Divulgação

Alimentação

02 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Consumo de vitaminas auxilia no funcionamento do corpo

Cada alimento — de origem vegetal ou animal — preenche a necessidade individual de vitaminas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Unhas quebradiças, cabelo sem brilho, pele ressecada, fadiga frequente e mau funcionamento do organismo. Esses podem ser alguns sinais de que o corpo não está absorvendo a quantidade necessária de vitaminas fundamentais para o seu bom funcionamento. Alimentação regrada e rica em alimentos naturais podem mudar esta realidade.
fruta
Antes de consumir desenfreadamente alimentos tidos como fonte de vitaminas é necessário entender seus tipos: hidrossolúveis e lipossolúveis. A endocrinologista Denise Campos explica que as do tipo hidrossolúveis são diluídas e absorvidas pelo corpo na presença de água; já as lipossolúveis precisam da gordura.

“O ideal é que os alimentos com as vitaminas hidrossolúveis sejam consumidos crus. O cozimento faz com que ele perca boa parte do seu valor nutricional”, salienta.

Frutas cítricas, ricas em vitamina C, por exemplo, estão listadas nesse tipo. Já as lipossolúveis são encontradas tendo como exemplo a vitamina A, presente nos vegetais verdes, leite e derivados.
De acordo com Denise, existem algumas exceções que não se enquadram nesses tipos de vitaminas, como a D, que é sintetizada também durante a exposição ao sol.

Tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) salienta que metade da população mundial tem quantidades insuficientes deste nutriente e isto pode ser associado à fraqueza óssea, câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo às doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.
Informações atualizadas sobre estudos e novas descobertas sobre esta vitamina podem ser encontradas no site Vitamina D – Brasil, que tem como princípio divulgar o nutriente sem fins lucrativos.

quadro vitaminas

Suplementos
E os suplementos vitamínicos para potencializar a absorção dos mesmos pelo nosso organismo? Na farmácia, existem uma gama de opções de cápsulas a fim de elevar o sistema imunológico.
Todavia, assim como todo e qualquer medicamento, é necessário uma visita prévia a algum profissional da área, que avaliará por meio de exames e anamnese se existe ou não a necessidade deste complemento diário.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.