Dengue: atenção o tempo todo | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

Saúde

27 DE FEVEREIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Dengue: atenção o tempo todo

Até sexta-feira (27), Santos registrou 129 casos da doença durante o atual quadro epidemiológico

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As altas temperaturas não são a única preocupação do verão para os santistas. A dengue costuma chegar com força nessa época do ano na Cidade. E o cenário não é diferente. Para monitorar a dengue, o Ministério da Saúde conta o número de casos em Anos Epidemiológicos. Esse período tem início em julho e término em junho do ano posterior.

Até sexta-feira (27), Santos registrou 129 casos da doença durante o atual quadro epidemiológico. E, portanto, se encontra em estado de alerta. No mesmo período do ano passado, do início do Ano Epidemiológico até fevereiro, 73 ocorrências de dengue foram reportadas. “Esse é um indicador que temos que ficar ainda mais alerta”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras. Segundo ela, o maior volume de chuvas no final de 2013 em comparação a 2014 contribui para o índice negativo. “Com mais chuva, maior a quantidade de água parada e consequentemente aumentam os números de criadouros do mosquito”, diz.

Para ela, no momento, Santos tem a dengue sob controle. “Realizamos monitoramento nos bairros, bloqueios e mutirões. Equanto governo, estamos fazendo a nossa parte mas precisamos da ajuda da comunidade”, relata a coordernadora.

Mutirões e drones
Os mutirões e intervenções dos agentes da dengue ocorrem em locais estratégicos, com base nas notificações dos casos. Ocorrem varreduras nas proximidades da casa do doente, incluindo a aplicação de gás inseticida, no processo conhecido como nebulização.

A última novidade apresentada no combate à dengue foi a aquisisão de um drone. O equipamento nada mais é que um objeto voador controlado por controle remoto que permitirá para a captação de imagens aéreas de imóveis cuja inspeção não pode ser realizada durante as visitas casa a casa ou nos mutirões. A partir disso, os proprietários são notificados para que aconteça a vistoria completa.

Febre Chikungunya
A febre chikungunya é uma doença viral semelhante a dengue. Isso porque ambas são transmitidas pelos mosquitos (Aedes albopictus e Aedes aegypti) e compartilham de alguns sintomas como febre, dores no corpo e no fundo dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo e dores nas articulações. Assim como na dengue, não há tratamento específico para esse vírus. Então, as ações se limitam a atenuar os sintomas. Mesmo com essas similaridades, elas são consideradas vírus diferentes.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informa que desde o ano passado foram confirmados laboratorialmente 38 casos importados de chikungunya, ou seja, nenhum paciente contraiu a doença no Estado e o vírus não está circulando em São Paulo.
“Se o chikungunya conseguir entrar na Cidade ele será combatido da mesma forma que a dengue porque o vetor é o mesmo. Estamos preparados para ele”, diz Ana Paula.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.