Dia Mundial do Doador de Sangue terá ação em frente a Santa Casa | Boqnews
Foto: Divulgação Dia Mundial do Doador de Sangue

Saúde

13 DE JUNHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Dia Mundial do Doador de Sangue terá ação em frente a Santa Casa

Ação acontecerá no dia 14 de junho em frente a Santa Casa de Santos; os interessados poderão participar das 10h às 16h desta quinta-feira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Incentivar a doação de sangue é o principal objetivo da campanha Junho Vermelho, iniciada por diversos hospitais e órgãos de saúde neste mês, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

‘Doe sangue, doe vida, doe amor. O que se compartilha, se multiplica’. Esta é a proposta da Santa Casa de Santos que realiza ação no dia 14 de junho, das 10h às 16h, com o apoio do Plano Santa Casa Saúde; visando incentivar e lembrar a população sobre a importância da doação de sangue.

Para participar, basta comparecer ao local, onde a equipe assistencial do hospital estará à disposição da população para aferir a pressão arterial; realizar testes rápidos de glicose; e ainda esclarecer as dúvidas sobre doações de sangue; e os requisitos para ser um doador.

 

Você sabia que o sangue doado tem validade?

Com apenas uma doação, é possível ajudar até 4 pessoas, pois o sangue coletado é separado em diferentes hemocomponentes – concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas; plasma e crioprecipitado – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

O que diversas pessoas não sabem é que o sangue tem validade. O concentrado de hemácias dura em média de 35 a 42 dias, dependendo do anticoagulante utilizado na bolsa. Já as plaquetas duram em média 5 dias, devendo ser mantida em agitação contínua. Elas precisam ser mantidas em temperaturas entre 20 e 24 graus positivos.

Muitas vezes, a vontade de ajudar, faz com que ações sejam promovidas de forma independente, principalmente em redes sociais, com repercussão imediata, e resultando em demanda acima do recomendado pelos bancos de sangue. Quando isso acontece, se torna normal os serviços receberem mais de 300 doadores em apenas um dia.  No entanto, nos outros dias, não ultrapassarem a média de 40 doadores.

Entretanto, o sangue tem validade e todo o material recebido além do recomendado pode ficar com a validade vencida.

Portanto, para que isso não aconteça, é importante que os bancos de sangue possam contar com doadores frequentes durante todo o ano.

No mês de maio, o Banco de Sangue da Santa Casa teve a média de 40 doadores por dia, quando o ideal seriam 80. A expectativa para o mês de junho é alcançar esta média ideal de doadores. Mas é importante lembrar que este número precisa ser atingido todos os dias.

A falta de estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Com isso, pode prejudicar o tratamento de pacientes com patologias que dependem de transfusão sanguínea.

 

Fique atento aos requisitos para ser um doador de sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Não estar em jejum;
  • Estar alimentado, porém deve aguardar 2 horas após o almoço, e 1 hora após o lanche, além de evitar alimentos gordurosos;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
  • Não fumar por 2 horas antes da doação e na primeira hora após a doação;
  • Estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Menores de 18 anos e maiores de 16 anos podem doar, mas precisam estar acompanhados dos responsáveis, ou com formulário de autorização dos mesmos;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial.

 

Horários de atendimento do Banco de Sangue da Santa Casa de Santos:

Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h;

Sábados, das 7h às 11h.

Domingos e feriados não há atendimento.

Maiores informações sobre doações de sangue:

Banco de Sangue da Santa Casa de Santos – Avenida Dr. Cláudio Luís da Costa, nº50 – Jabaquara – Santos, ou pelo telefone 32020600, ramal 1218.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.