Dietas ricas em cálcio e vitamina D ajudam no combate à osteoporose | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida+

24 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Dietas ricas em cálcio e vitamina D ajudam no combate à osteoporose

O Ministério da Saúde estima que 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Conforme os anos passam, o corpo vai ficando cada vez mais frágil. Por conta disso, cuidados antes deixados de lado passam a merecer mais atenção à medida que a idade vem chegando, sobretudo no que diz respeito às doenças.

Uma das complicações mais comuns nessa fase é a osteoporose, com o enfraquecimento dos ossos. Ela ocorre quando os níveis de estrogênio (hormônio feminino) estão mais baixos. Isso porque uma de suas funções é justamente a de manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Quando há menos estrogênio, há menos absorção de cálcio e consequentemente o osso fica mais fraco.

“É na menopausa que ocorre uma queda brusca nos níveis hormonais, por isso a osteoporose atinge em sua maioria mulheres a partir dos 45 anos”, explica a médica fisiatra do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Pérola Plapler.

Osteoporose masculina
No entanto, os homens não estão livres da osteoporose. Segundo a especialista, eles costumam apresentar a doença mais tarde, a partir dos 70 anos, quando a perda óssea é mais acentuada. Nesse cenário, o fator hormonal também está envolvido. Uma vez que os homens, embora em quantidade bastante inferior, também possuem estrogênio no organismo.

Causas e fatores de risco
Além disso, há fatores secundários que podem causar a doença. “Pessoas acamadas, sedentárias, ou que possuem doenças associadas (gastrointestinais, endócrinas, nos rins, câncer) têm mais chance de osteoporose”, esclarece Pérola.

Histórico familiar, tabagismo, consumo de álcool, deficiência na produção de hormônios, alimentação deficiente em cálcio e vitamina D são outros fatores de risco.

Sintomas
A osteoporose é uma doença que não apresenta muitos sintomas. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada.“Ela fica muito evidente quando há fraturas. A dor é bem aguda. Outro sintoma típico é a diminuição da altura dos acomedidos, isto é, quando o paciente fica corcunda. Isto indica microfraturas na coluna”.

Quedas de idosos
Em quadros de osteoporose, as fraturas ocasionadas pelas quedas são mais sérias. Algumas vezes, ossos quebrados pedem intervenções cirúrgicas, que nem sempre tem recuperações fáceis.

Afinal, à medida que as pessoas envelhecem, as funções do organismo já não têm a mesma eficiência de outrora. Deformidades musco-esqueléticas, alteração na mobilidade e equilíbrio, diminuição da visão e audição e surgimento de doenças degenerativas são alguns fatores que fazem com que as quedas de idosos sejam cada vez mais comuns. “Medidas simples como a remoção de objetos no chão, atenção ao trânsito de animais domésticos, fios e retirada de tapetes ajudam na diminuição do risco de queda”, recomenda a fisiatra.

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.