Ditos saudáveis, alimentos podem prejudicar a saúde | Boqnews
Foto: Divulgação

Dieta

03 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Ditos saudáveis, alimentos podem prejudicar a saúde

Os alimentos light e diet, por exemplo, contêm menos açúcar e gordura, mas possuem mais sódio para manter o sabor

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
As barrinhas são famosas por enganar a fome, porém, elas são calóricas e sua composição tem xarope de milho que é rico em frutose, açúcar e gordura saturada

As barrinhas são famosas por enganar a fome, porém, elas são calóricas e sua composição tem xarope de milho que é rico em frutose, açúcar e gordura saturada

A busca por uma alimentação balanceada é a opção de muitas pessoas hoje em dia. Cada vez mais há a preocupação com dietas para trazer benefícios à saúde. Porém, existem armadilhas entre os produtos, que podem trazer resultados contrários do que o esperado pelo indivíduo.

Suco de frutas de caixinha, barrinhas de cereais, saladas elaboradas, pães com multigrãos ou sopas prontas. A maioria desses alimentos faz parte de uma refeição e eventualmente estar entre os alimentos que compõem a sua dieta. Entretanto, você pode até acreditar que eles são saudáveis, mas na verdade estão na lista de alimentos que podem prejudicar a saúde.

Um exemplo desses casos são os alimentos light e diet. Eles contêm menos gordura e açúcar, mas possuem mais sódio para assemelhar com o sabor original. Muitas vezes esse tipo de alimento tem as mesmas calorias que os produtos ditos normais. O chocolate diet é constantemente procurado, principalmente por diabéticos. Mesmo sem açúcar, esse nutriente tem quantidades maiores de gordura do que o original, podendo aumentar o colesterol e os quilos na balança caso não seja apreciado com moderação.

As saladas são comidas que aparecem como base em dietas. Geralmente se tornam opções mais saudáveis para fugir de outros nutrientes mais calóricos. No entanto, a forma que as mesmas são preparadas podem causar surpresas na balança. O atum e o frango elevam as calorias, além da maionese, com índices maiores de gordura. Os legumes em conserva também são outros vilões, pois eles têm aditivos químicos que fazem mal à saúde.

Os enlatados merecem atenção especial. A praticidade desse tipo de produto é inquestionável, mas o uso abusivo desses alimentos eventualmente desencadeia alguns malefícios para o organismo, como alergias e doenças cardiovasculares. As empresas utilizam químicas para torná-los mais atraentes e duráveis. Os mais comuns são os aromatizantes, corantes, antioxidantes, estabilizantes e conservantes.

Equilíbrio

O nutricionista Fabrício Gomes alerta que a principal maneira de ter sucesso em uma dieta é o equilibrio ao se alimentar. “Hoje há muitas informações nas mídias, então deve-se saber o que está sendo ingerido. Uma dieta com certo tipo de alimento pode ser benéfica para uma pessoa e não para outra. Pode-se comer de tudo, desde que haja moderação. Por isso, é importante procurar um nutricionista e também entender os rótulos dos produtos”.

Outra confusão que se faz na hora de ter um equilíbrio na alimentação é o uso de pães recheados de grãos. As pessoas preferem optar por esses produtos justamente por acharem que são mais saudáveis. Todavia, muitos deles são feitos com farinha refinada, perdendo assim uma grande quantidade de valor nutricional.

As barras de cereais também podem ser inimigas da balança. Elas inibem a fome, mas muitas que estão nas pratileiras dos mercados têm composição de xarope de milho, rico em frutose, açúcar e gordura. O ideal é ficar atento na escolha e procurar as com maior quantidade de fibras, frutas e grãos.

A falta de tempo é obstáculo para muitas pessoas na hora de efetuar uma dieta. A praticidade dos alimentos industrializados faz com que eles sejam preferidos na hora da compra. Ter em sua alimentação uma constante gama desses produtos pode acarretar no aumento de peso e na falta de nutrientes para o organismo.

O suco de caixinha, por exemplo, é rico em conservantes e corantes. Esse tipo de produto difere drasticamente do extraído naturalmente da fruta. Muitas vitaminas que estão presentes no natural não são consumidas pelo indivíduo quando se é tomada a opção industrializada.

As sopas prontas também aparecem como “paixão nacional” dos indivíduos com pouco tempo de preparar a comida. O consumo constante das mesmas pode trazer problemas cardiovasculares e até mesmo hipertensão. Gomes ressalta que, mesmo com a falta de tempo da maioria das pessoas, o ideal é procurar alimentos naturais, pois os valores nutricionais são maiores.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.