Dores nas costas na gestação podem evoluir para problema crônico | Boqnews
Divulgação

Saúde

25 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Dores nas costas na gestação podem evoluir para problema crônico

Ortopedista dá dicas de como evitar distúrbios na coluna durante a gravidez, principalmente nos casos de mulheres que nunca tiveram dores na região

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A gravidez é um período de transformações profundas na vida da mulher. Além do aspecto emocional envolvido, todo o corpo passa por modificações. No entanto, algumas dessas mudanças podem ser um pouco incômodas como, por exemplo, a dor nas costas. Queixa comum das grávidas, esse problema atinge grande parte delas: a cada 10 mulheres gestantes, oito sofrem com dores nas costas. O ortopedista e coordenador do Grupo de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva do Hospital S. José da Beneficência Portuguesa – SP (GCCMI), Dr. Pil Sun Choi, explica que a lombalgia é uma doença muito importante durante a gestação e requer muita atenção.

A lombalgia manifesta-se como dor localizada na parte mais baixa das costas, perto da bacia e pode ter diversas causas durante a gestação, mas a mais comum é de origem mecânica. A dor nas costas característica deste período ocorre, principalmente, no terceiro trimestre da gestação. “Isso acontece por que há um deslocamento anterior do centro de gravidade da coluna o que sobrecarrega e lesiona os discos intervertebrais ocasionando desgaste e até mesmo hérnia de disco”, esclarece o médico.

Além disso, há a ação de um hormônio chamado relaxina, que como o próprio nome sugere é responsável por “afrouxar” as articulações, visando facilitar a passagem do bebê no momento do parto. Presente dez vezes mais em grávidas, a relaxina pode provocar, indiretamente, dor nas costas, tendinite, dor na pelve e até mesmo aumento do tamanho do pé. “As queixas de grávidas com dor nas costas é relativamente maior se comparada à população geral, porém, em geral, a lombalgia melhora depois do parto”, afirma o especialista. No entanto, ele ressalta que a dor na coluna pode sim tornar-se um problema crônico, caso a gestante não tome alguns cuidados.

“É importante manter, nessa fase, uma boa postura e praticar regularmente atividades físicas aeróbicas, como a caminhada, natação, hidroginástica e exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos do tronco (abdominais e vertebrais)”, orienta. Outra recomendação é evitar ficar muito tempo na mesma posição, não utilizar saltos altos, pois eles podem piorar o quadro, e dormir do lado esquerdo com um travesseiro entre as pernas. “Depois do parto é igualmente importante seguir as orientações, uma vez que os cuidados com o bebê (amamentar, dar banho, pegar no colo, etc..) também tendem a sobrecarregar a coluna da mulher”, explica o ortopedista.

No caso de pessoas que já sofriam de problemas de coluna antes da gestação, o médico avisa: normalmente elas não têm mais desconfortos nessa fase como a grávidas comuns. “O que se observa é que a maioria dessas pacientes tem uma gestação tranquila, talvez a explicação resida no fato de que essas pacientes cuidam melhor da coluna se comparadas às gestantes que nunca tiveram o problema”, avalia.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.