Em dias quentes, os animais de estimação merecem ainda mais cuidados | Boqnews
Foto: Cris Challoub

Saúde animal

31 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Em dias quentes, os animais de estimação merecem ainda mais cuidados

O melhor horário para passear com os animais é antes das 9 horas e depois das 19 horas, quando a temperatura está mais amena, protegendo principalmente as patas de possíveis queimaduras

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Aumento da temperatura representa cuidado redobrado com os animais de estimação. Nesta época do ano, o horário do passeio assim como a climatização do ambiente e a alimentação devem ser bem pensadas para não prejudicar a saúde do amigo de quatro patas.

O médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti aconselha que o cachorro só saia para passear no “horário do sol bom”. Segundo ele, isto significa o período da manhã, até 9 horas, ou então após às 19 horas.

“Não dá para sair com o cachorro na rua em um horário quando o sol esteja muito forte porque ele vai queimar as patinhas”, explica. Além disso, cachorros não têm glândulas sudoríparas em excesso o que o faz ficar ainda mais cansado. “Se formos correr na praia, vamos transpirar e isso equilibra a temperatura do corpo. Já o cachorro não transpira, então ele fará a respiração por contracorrente”, salienta o profissional. Esta exaustão sobrecarrega o sistema respiratório do animal, podendo gerar graves problemas.

Com cachorros e gatos brancos, a cautela deve ser ainda maior. Filetti recomenda o uso do protetor solar veterinário principalmente nas orelhas e focinho. O produto pode ser comprado em pet shops.

Ar Condicionado
Sobre o uso do ar condicionado, o profissional ressalta que o animal pode se refrescar sob o aparelho, porém com a temperatura amena. Ele também recomenda que o dono leve os pertences do animal para o ambiente onde está o ar condicionado. “Faz mal ele sair e entrar do local”, destaca.

Caso o cachorro ou o gato durmam no quarto com o ar condicionado ligado, o dono, ao acordar, deve manter o animal no ambiente para que o espaço esquente aos poucos, evitando problemas respiratórios que podem variar de uma simples gripe à broncopneumonia.

Alimentação
Nesta época, uma das maiores dúvidas é a alimentação que deve ser oferecida ao animal de estimação. Filetti não recomenda água gelada ou uso de cubos de gelo. “Muitas pessoas fazem isso e não têm problema. Outras fazem e o cachorro fica com traqueíte”, conta. De acordo com ele, a reação varia de animal para animal, por isso é melhor manter a água fresca.

O ideal, em qualquer época do ano, é manter uma alimentação com carne, arroz, legumes e verduras ou então, ração.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.