Enxaqueca é uma doença caracterizada por fortes dores de cabeça unilaterais | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

21 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Enxaqueca é uma doença caracterizada por fortes dores de cabeça unilaterais

Dores de cabeça eventuais podem ser combatidas com analgésicos comuns. Porém, um especialista deve ser procurado quando elas se tornam recorrentes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Passar por uma crise de enxaqueca é uma das piores sensações que podemos sentir. Dor de cabeça, enjôo, incômodo com luzes, sons e cheiros são alguns dos itens que compõem a enxaqueca. Tudo isso faz com que a pessoa fique mais estressada, de pavio curto.

O médico neurologista e membro da Academia Brasileira de Neurologia Fernando Kowacs explica que, ao contrário do que muitos pensam, a enxaqueca não é uma simples dor de cabeça, mas uma doença geneticamente herdada. “A dor de cabeça é apenas um dos sintomas. As crises são episódicas e podem durar de 4 a 72 horas”.

Existem estímulos do ambiente que podem desencadear as dores: são os chamados gatilhos. Entre os mais comuns estão a privação de sono, ingestão de álcool e período menstrual. Contudo, o especialista alerta que o conhecimento desses gatilhos pode fazer com o que o paciente se iluda e ache que apenas evitando esses fatores precipitantes pode se livrar das dores e consequentemente rechaça um atendimento adequado. “As pessoas tem que entender que enxaqueca não é um sintoma. É uma doença”, esclarece.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é basicamente clínico. Um caso clássico de enxaqueca é caracterizado pela dor de cabeça recorrente apenas de um lado e incapacitante. Além disso, um exame neurológico simples auxilia a identificar o problema.

Por ser uma doença sem cura, o tratamento consiste no uso de medicamentos para controlar as crises. Mais ou menos como a asma.  “Existem uma série de remédios que abortam os sintomas rapidamente. Se a intensidade e frequência das dores forem diminuídas, o tratamento é considerado bem sucedido. É difícil extinguir os sintomas por completo”.

Nada impede as pessoas de tomarem os analgésicos comuns comercializados na farmácia para remediar a dor de cabeça. No entanto, Kowacs salienta que isso deve ser feito eventualmente. “Ao passo que as crises constantes podem representar uma enxaqueca. Neste caso, um médico deve ser procurado”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.