Fraturas da osteoporose podem ser evitadas com diagnóstico precoce | Boqnews
Divulgação

Saúde

14 DE OUTUBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Fraturas da osteoporose podem ser evitadas com diagnóstico precoce

Cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil sofrem da doença

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Celebrado no dia 20 de outubro, o Dia Mundial da Osteoporose tem como intuito alertar sobre a doença que atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose.

Mais comum entre as mulheres, a doença gera perda óssea aumentando a chances de fraturas em idosos por conta da fragilidade dos ossos. “Uma em cada quatro mulheres vai ter osteoporose. E um a cada cinco homens também vai sofrer do problema”, afirma Vera Lúcia Szynfeld, professora adjunta de reumatologia da Unifesp/ Escola Paulista de Medicina.

O número de casos tem aumentado por conta da expectativa de vida dos brasileiros que subiu para 75,2 anos em 2014. A mulher começa a apresentar uma perda óssea acelerada depois da menopausa, que costuma acontecer entre os 48/50 anos. Nos homens esse enfraquecimento acontece na andropausa, que é mais tardia, a partir dos 70 anos.

“Por conta dessa diferença de idade que as mulheres são mais afetadas pela osteoporose”, explica”.

quadroDe família
Pelo menos 80% da quantidade de ossos que possuímos é hereditário. Ou seja, se a avó, o avô, a mãe ou o pai tem a osteoporose, os riscos de desenvolvimento da doença são maiores. Para evitar o desencadeamento indica-se a realização da desintometria óssea, um exame que mede a densidade mineral dos ossos.

Para ter o diagnóstico precocemente, a especialista indica que as mulheres realizem este exame antes de entrar na menopausa. Já os homens devem se preocupar a partir dos 65 anos.

“Com o exame já conseguimos iniciar o tratamento quando possível. Antigamente, a osteoporose só era descoberta após a primeira fratura óssea. Hoje, tentamos evitar essa fratura por meio do diagnóstico precoce. Como muitas outras, a osteoporose é uma doença silenciosa, por isso é importante a realização do exame ”, ressalta Vera.

Uma das dificuldades, segundo a professora, é fazer com que o paciente siga o tratamento corretamente.
“Os remédios são eficientes, mas nem todas as pessoas seguem o tratamento como indicamos e acabam por evoluir a doença. Como todo medicamento, deve ser tomado com a prescrição do médico e seguido corretamente”, enfatiza.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.