Fuja dos abusos | Boqnews

Vida +

20 DE FEVEREIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Fuja dos abusos

Para os foliões de plantão, aproveitar cada minuto das comemorações de Carnaval é essencial. São quatro  dias de muita folia e presença confirmada em festas, bailes, desfiles e trios elétricos.“Aguentar esse ritmo intenso, de uma maneira saudável, não é tão simples quanto parece”, explica o nutrólogo Valter Makoto.Conforme ele,  o descanso é quesito fundamental para […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para os foliões de plantão, aproveitar cada minuto das comemorações de Carnaval é essencial. São quatro  dias de muita folia e presença confirmada em festas, bailes, desfiles e trios elétricos.“Aguentar esse ritmo intenso, de uma maneira saudável, não é tão simples quanto parece”, explica o nutrólogo Valter Makoto.

Conforme ele,  o descanso é quesito fundamental para manter a energia em alta. “Tempo para dormir é importante. É necessário um bom período de sono para que o corpo aguente o tempo notuno de festas”, orienta.  Segundo ele, a falta de descanso gera desgaste energético, colaborando para a queda da imunidade do organismo. “A baixa imunidade abre portas para casos virais”, ressalta. A gripe é uma delas.

O descanso é importante, mas não é a única medida a ser tomada para que o Carnaval seja aproveitado sem transtornos. A alimentação leve e adequada colabora para o bem-estar.“Uma boa salada durante o dia, além de frutas e sucos, facilita a digestão. Afinal, não é bom passar a noite toda dançando com o estômago pesado. Isso pode gerar algum tipo de indisposição,” diz.

O nutrólogo explica que alimentos como a carne, por exemplo, devem ser evitados, pois levam  tempo para serem digeridos. “Não é recomendável comer alimentos pesados, que permanecem muito tempo no estômago”, acrescenta.

Aos que procuram formas de aumentar a disposição, alimentos como o açaí possuem alto valor energético, assim como a acerola, que também é fonte de vitamina C. “Os carboidratos, como pães e massas, sem os molhos gordurosos, também dão energia”, acrescenta Makoto.

Bebidas
Quando o assunto é bebida alcoólica, moderação é a palavra de ordem. Aos que não abrem mão de uma cervejinha, batida, ou outro tipo de bebida alcoólica, também devem estar atentos à alimentação.

“Se bebermos com o estômago vazio, a absorção do álcool é ainda maior, afetando o sistema neurológico. Como consequência, além do mal estar, há alteração de comportamento. Em  casos onde o consumo de álcool é grande, pode ocorrer até o coma alcoólico.

A hidratação também faz parte das recomendações do médico. “O álcool desidrata. Por isso, o ideal é conciliar, entre uma bebida e outra, algum tipo de líquido, como água ou isotônicos”, diz.

Controlar o consumo de álcool é essencial para aproveitar  as comemorações de Carnaval de uma maneira saudável. “Quando o consumo de álcool é alto as pessoas perdem, mais facilmente, o discernimento de certas situações. Uma das consequências é o contato íntimo com pessoas desconhecidas. O contágio de doenças como a hepatite (que também pode ser transmitida pelo beijo) e as sexualmente transmissíveis, aumentam nessa época”, adverte.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.