Prevenção

Gapa/BS promove ação no Dia Mundial de Luta contra a Aids

O atendimento é gratuito, sigiloso, das 9 às 14h, na sede do Gapa/BS, na Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos

30 de novembro de 2018 - 19:25

Da Redação

Compartilhe

Neste sábado (1º), consagrado como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – GAPA/BS – promove mutirão de testes de HIV por fluído oral.

O atendimento é gratuito, sigiloso, das 9 às 14h, na sede da Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos.

A ação acontece em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado da Prefeitura de Santos, dentro da programação dos 30 anos de fundação do GAPA.

Afinal, o resultado tem 99% de precisão e, em eventual resultado positivo, imediatamente é realizado o comprovatório; havendo confirmação, o portador é encaminhado para medicação, que também é gratuita.

Nova logomarca do Gapa, em comemoração aos 30 anos

Agilidade

“O teste não dói, pois é feito com fluido oral (saliva), sem sangue”, explica a presidente do GAPA, Nanci Alonso.

“Além disso é rápido e o resultado sai em no máximo 30 minutos. O sigilo é garantido, já que o teste é realizado individualmente e entregue somente à pessoa testada”.

Assim, uma vez infectado pelo vírus HIV, o mesmo pode permanecer no organismo humano por até 10 anos, sem que haja qualquer sintoma.

No entanto, o infectado pode transmitir o vírus para outras pessoas, por isso a importância do teste.

 

Homenagens

Nesta sexta (30), a entidade prestou homenagem a voluntários, colaboradores, imprensa e autoridades que tiveram participação ativa nos 30 anos de atividades do GAPA de luta contra a Aids.

Assim, uma placa comemorativa com a logomarca dos 30 anos (escolhida em concurso e criada pela designer de Franca, Janaína Holovatuk) foi descerrada com menção ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (representado pelo secretário de Saúde, Fábio Ferraz).

E também  aos vereadores Francisco Nogueira (PT), Rui De Rosis (MDB), Audrey Kleys (PP) e Telma de Souza (PT), presentes ao evento, além de Fabrício Cardoso (PSB), pela destinação de verbas parlamentares à entidade.

LEIA TAMBÉM: