Imunonutrição: a dieta que pode fortalecer o sistema imunológico | Boqnews
Divulgação

Alimentação

23 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Imunonutrição: a dieta que pode fortalecer o sistema imunológico

Hábitos alimentares têm influência sob a ação do nosso sistema imunológico

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A influência da alimentação sob nossa saúde é indiscutível, muito mais do que mera fonte de energia, ela é essencial para prover os nutrientes que precisamos para viver. Na cultura popular, determinados alimentos tem até mesmo a fama de curar doenças. Quem nunca ouviu aquela receita infalível para curar o resfriado? Porém, este conhecimento é mera crendice ou de fato determinados alimentos podem aumentar nossas defesas naturais?

Estudos na área da nutrição corroboram parte do conhecimento popular: de fato alguns hábitos alimentares têm total influência sob a ação do nosso sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Jéssica Freitas, da clínica Nova Nutri, através da oferta de nutrientes essenciais é possível fortalecer a função imune e beneficiar a saúde como um todo.

Sistema protetor
Dentre as diversas funções orgânicas desempenhadas pelo nosso corpo, o sistema imunológico é uma das estruturas mais importantes no processo de preservação da vida. Sua principal função é reconhecer agentes agressores e defender o organismo de contra suas ações. Sem ele, estaríamos à mercê de vírus, bactérias, micróbios e outros microrganismos capazes de comprometer nossa saúde. Complexo, é constituído de diversos órgãos, células, e moléculas envolvidas em diversos processos que visam assegurar nossa proteção. Numa visão bem simplificada da resposta imune, podemos destacar a atuação das células de defesa que se encontram principalmente na corrente sanguínea, sobretudo os glóbulos brancos.

Graças à ação de células de defesa conhecida como monócitos, o corpo consegue imobilizar o invasor através de um processo chamado fagocitose. Nesse processo, os monócitos literalmente engolem o agente nocivo e sinalizam o ataque ao organismo, ativando a resposta imune. A partir de então, células sanguíneas chamadas linfócitos identificam o invasor e criam anticorpos específicos para combater e neutralizar sua ação. Ao final desse processo, células de memória são acionadas para registrar as informações desse embate, afim de garantir uma resposta imune mais rápida e eficaz na próxima vez que o organismo confrontar o mesmo microrganismo.

O que incluir na alimentação?
De acordo com a nutricionista Jéssica Freitas, além do equilíbrio essencial em alimentação saudável, alguns alimentos se destacam no favorecimento das defesas naturais do organismo: “Uma dieta equilibrada deve contar sempre com porções balanceadas de todos os grupos alimentares. Porém, quando se trata de uma alimentação voltada para o fortalecimento do sistema imune, devemos dar preferência aos nutrientes imunomodulares, ou seja, aqueles que tem ação direta sob a resposta imunológica.” De acordo com a especialista, os alimentos indispensáveis para essa função são os seguintes:

Alimentos ricos em vitaminas: Frutas são ótimas fontes de diversas vitaminas, em especial as críticas, pois possuem alta concentração de vitamina C. Proteínas animais também são uma ótima fonte desses nutrientes, sobretudo o fígado, rico em vitaminas A, e do complexo B. Vegetais folhosos escuros como couve, brócolis e espinafre são ótimas fontes de vitamina E e K;

Alimentos ricos em vitamina D: Peixes, cogumelos tipo shitake e gema de ovo.
Alimentos ricos em proteínas e Zinco: alimentos de origem animal como carnes vermelhas, ovos, fígado são ricos em proteínas. Nozes, castanhas, cereais integrais e leguminosas como o feijão são excelentes fontes deste mineral.

Alimentos fontes de ômega 3 consumo de peixes como o salmão, atum, sardinha, suprem a necessidade de gorduras boas que garantem a proteção das células do organismo.

Outras atitudes benéficas
De acordo com a especialista, além da boa alimentação, é importante combater hábitos que também possam afetar a resposta imune “Além de uma dieta que favoreça o fortalecimento do sistema imune é importante combater eventos que prejudicam a ação das defesas do organismo. Situações como stress, sedentarismo e o consumo excessivo de álcool também podem reduzir a capacidade do organismo em combater doenças. “

Consultar regularmente um médico e buscar auxílio profissional em situações que inspiram maiores cuidados é essencial para garantir que a saúde vá bem. Determinadas restrições alimentares ou dificuldades enfrentadas durante o tratamento de uma doença podem influenciar tanto na aceitação de uma dieta, quanto a capacidade da absorção de nutrientes, podendo acarretar na necessidade de suplementos imunomodulares. Por isso, o acompanhamento de um profissional é essencial para garantir a recuperação de pacientes que se encontram com o sistema imunológico fragilizado. No geral, a alimentação pode ser um grande aliado na prevenção e no combate a doenças, trazendo mais saúde e qualidade de vida.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.