Saúde

Na temporada, hemocentros de Santos precisam de doadores

Em temporada de férias, a quantidade de doares tende a cair, em um comparativo feito pela Santa Casa de Saúde, entre os anos 2016 e 2017, notasse que a quantidade de doações caiu em média de 18%

15 de janeiro de 2018 - 13:24

Da Redação

Compartilhe

Em época de férias (dezembro a fevereiro) as doações de sangue costuma cair até em 30%, comparado aos demais meses do ano, por se tratar de uma época de festas, e viagens.

A Santa Casa de Santos fez um comparativo desse período entre 2016 e 2017, o número de doações na temporada caiu em torno de 18%.

O ato de doar é muito importante, um único doador, com uma bolsa de sangue consegue salvar até quatro vidas.

No site do Hospital Ana Costa é disponibilizado para consulta, o próprio nível do Banco de Sangue .

 

Restrições
Para se tornar um doador é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50kg, e possuir entra 18 a 69 anos.

Porém quem tem 16 anos também pode doar, mas será necessário o acompanhamento do responsável legal.

Grávidas, ou quem está amamentando não podem doar, nem pessoas que recentemente fizeram piercing ou tatuagem, até completar 12 meses.

Quem passou por exame de endoscopia tem que esperar por 6 meses.

Não deve-se fazer jejum, porém é necessário cortar bebidas alcoólicas por 12 horas.

Não consumir nenhum alimento gorduroso três horas antes de doar.

É necessário possuir uma noite de sono de 6hrs na noite que antecede a doação.

Levar um documento oficial com foto.

Período de doação
Homens podem fazer a doação a cada 2 meses, com um limite máximo de quatro doações por ano. Para as mulheres o limite são de três doações por ano, com 3 meses de intervalo.

Funcionamento
O Banco de Sangue da Santa Casa de Santos (Av. Dr. Cláudio Luís da Costa, 50) funciona de segunda a sexta das 7 às 16 horas, e aos sábados das 7 às 11 horas.

O Horário de funcionamento do Centro de Hemoterapia de Santos (Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, 138, Boqueirão) é de segunda a sexta das 07 às 16 horas, e todo primeiro sábado do mês das 07 às 11 horas.

O Hospital Ana Costa dispõem do Serviço de Banco de Sangue na unidade Dr. Aloísio Fernandes (R. Pedro Américo, 60, Campo Grande), de segunda a sexta, das 8 às 14h.

No Hospital Guilherme Álvaro ( Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão) o atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 12 horas. E em todo último sábado do mês, das 8 às 12 horas.

LEIA TAMBÉM: