Pesquisa destaca alfarroba como alimento de baixo índice e carga glicêmica | Boqnews
Foto: Divulgação

Alimentação

22 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Pesquisa destaca alfarroba como alimento de baixo índice e carga glicêmica

Altos níveis de fibras insolúveis revelados pelo estudo da Universidade Federal do Paraná fazem com que alfarroba atue no controle de açúcar no sangue

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

alfarrobaUm estudo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Nutrição, apontou a Alfarroba como um alimento aliado no controle do diabetes e benéfico à saúde. A pesquisa analisou a resposta glicêmica da Alfarroba (Ceratonia siliqua L) em indivíduos saudáveis e concluiu que, por conta de seu alto teor de fibras, a Alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, desempenhando assim papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue.

O estudo examinou Alfarroba em Pó e Tablete de Alfarroba da CarobHouse, e concluiu que estes produtos podem ser classificados como alimentos de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica. A Alfarroba em Pó foi apontada como um alimento de alto teor de fibras contendo, principalmente, altos níveis de fibra insolúvel. Os resultados foram publicados na primeira edição de 2015 da Revista Nutrición Hospitalaria e contou com apoio da Fundação Araucária, Nutropar e Labac – Laboratório de Análises Clínicas.

O consumo de fibra é amplamente recomendado pelos guias alimentares, por reduzir a assimilação de colesterol no organismo, por promoverem uma limpeza no intestino, retardar o esvaziamento gástrico, reduzir a absorção de gorduras e controlar a taxa de açúcar no sangue. Já o índice glicêmico (IG) é uma medida que indica a velocidade que um carboidrato leva para subir os níveis de açúcar no sangue. Já a carga glicêmica (CG) leva em conta a quantidade e a qualidade dos carboidratos existentes em uma porção de um determinado alimento. Alimentos de alto IG e CG têm sido associados ao aumento do risco de doenças crônicas, porque elevam os níveis de glicose no sangue, levando à alta demanda de insulina. Pessoas que consomem alimentos com baixo IG tem mais saciedade e com isso maior controle sobre o peso.

Benéfica Alfarroba
A Alfarroba possui odor, textura e aparência semelhantes ao chocolate, mas difere no sabor, exatamente pela ausência do cacau. Todavia, a Alfarroba possui qualidades nutricionais superiores ao cacau, pela ausência de estimulantes como a cafeína e a teobromina. Rica em vitaminas B1 e B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. Contém ainda polifenóis, antioxidantes que combatem radicais livres e desaceleram o envelhecimento, o que contribui na prevenção de doenças. Outra característica nutricional é que a Alfarroba é fonte de vitamina A, que protege pele e visão, além de cálcio e magnésio minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos para quem pratica atividade física.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.