Pilates pode ser um vilão para coluna se for praticado incorretamente | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

28 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Pilates pode ser um vilão para coluna se for praticado incorretamente

A solução é buscar métodos que possam aliviar a dor, como: técnicas de alongamento, pilates clínico, natação que ajudam a colocar a coluna no lugar.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

pilatesQuem nunca sentiu um mal jeito na coluna após abaixar sem flexionar os joelhos, andar de salto alto, carregar bolsa pesada só de um lado ou depois de ficar sentada durante muito tempo sem mudar de posição? Esses hábitos rotineiros são os responsáveis pela dor na coluna no final do dia. E depois que a dor se instala, a solução é buscar métodos que possam aliviar essa dor, como: técnicas de alongamento, pilates clínico, natação que ajudam a colocar a coluna no lugar.

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates, Karina Ragazzi, todos os músculos da coluna vertebral são trabalhados nas aulas de pilates. “As técnicas do pilates auxilia no fortalecimento da musculatura e também ajuda na reeducação corporal. Além disso, os músculos são trabalhados durante as aulas para manter a coluna posicionada no seu lugar, sem desvios”, afirma.

Entretanto, para se beneficiar das aulas é importante que a técnica seja aplicada por um profissional capacitado. “Se o pilates for trabalhado da maneira inadequada, ao invés de diminuir a dor e fortalecer a coluna, os exercícios podem desviar a coluna causando mais desconforto”, alerta Karina.

Por isso, é importante tomar cuidado e verificar se o seu professor de pilates tem qualificação para dar as aulas. “A modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa independente da faixa etária. Mas, antes de iniciar as aulas, é importante fazer uma avaliação física de um profissional qualificado”, aconselha a fisioterapeuta.

Confira quais são os tratamentos que ajudam aliviar a dor na coluna

Alongamento
O alongamento é indicado para aliviar as dores nas costas, pois ajuda a aumentar a elasticidade, melhorar a circulação e a postura. Durante a sessão, o paciente pode permanecer deitado na maca com a cabeça para fora apoiada na mão do profissional para que seja feito o alongamento.

Pilates solo
No pilates solo, o aluno irá fazer os exercícios utilizando a força do próprio corpo. No solo, o praticante não conta com a ajuda dos aparelhos. A vantagem é que todos os movimentos trabalham a coluna lombar e o abdômen. Além disso, fortalece e alonga o corpo inteiro promovendo um equilíbrio e o alívio da dor.

Pilates Clínico
O pilstes Clínico tem por objetivo a reeducação postural de uma forma mais dinâmica, rápida e prazerosa, ao contrário da técnica do RPG, que é estática pelo uso de posturas globais.

O Pilates Clínico é realizado através de exercícios específicos elaborados para estimular a musculatura que sustenta a coluna, não causando impacto nas articulações. Esse método proporciona melhora na postura, força muscular, flexibilidade, respiração, coordenação motora e equilíbrio. Porém, antes de iniciar um programa, é importante que seja realizada uma avaliação minuciosa para que a prescrição dos exercícios atenda às necessidades individuais. As sessões duram em torno de 60 minutos e são ministradas por um fisioterapeuta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.