Recuperando a postura | Boqnews

Vida +

28 DE ABRIL DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Recuperando a postura

Carregar malas pesadas, lavar louças, amarrar os sapatos. Todas essas tarefas comuns são realizadas diariamente por qualquer pessoa. No entanto, a grande maioria as realiza com posturas erradas, prejudicando principalmente a coluna vertebral. São pequenas lesões que vão se agravando com o tempo até se tornarem em dores insuportáveis, dificultando os movimentos mais simples do […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}


Carregar malas pesadas, lavar louças, amarrar os sapatos. Todas essas tarefas comuns são realizadas diariamente por qualquer pessoa. No entanto, a grande maioria as realiza com posturas erradas, prejudicando principalmente a coluna vertebral. São pequenas lesões que vão se agravando com o tempo até se tornarem em dores insuportáveis, dificultando os movimentos mais simples do cotidiano.


Para reverter o quadro, uma das alternativas é a Reeducação Postural Global, conhecida popularmente por RPG. Este é um método fisioterapêutico iniciado na década de 70 que tem como objetivo realinhar os desvios posturais, dando maior equilíbrio ao paciente. Pode ser aplicado também em problemas como hérnia de disco, labirintite, artrites, artrose, bursite, estresse e distúrbios circulatórios.


De acordo com o fisioterapeuta Carlos Igor da Silva Manoel, antes do início do tratamento é realizado um levantamento para identificar as reais necessidades daquele paciente. “É um método que visa atender individualmente a pessoa, porque cada um possui um tipo de disfunção. Tendo este diagnóstico é possível tratá-lo de forma global a respeito das causas. É sempre importante descobrir a causa para impedir que o problema retorne”, afirma.


A atuação é simples. Após concentração e estabilização da respiração, são realizados movimentos com as mãos que trabalham com todo o corpo. “Dependendo do caso, em apenas uma sessão a pessoa já sente um pouco de alívio onde está a dor. No entanto, casos mais complexos vão levar cerca de três meses a um ano para sentir os benefícios da atividade. Além disso, são passadas questões importantes de postura que devem ser adotadas diariamente”, destaca o fisioterapeuta.


Durante a sessão, que leva cerca de uma hora, são realizados dois movimentos que duram cerca de 20 minutos. Entre um movimento e outro é dado um descanso de 10 minutos para relaxar. Os principais problemas encontrados nos consultórios são relacionados à coluna, devido às posturas erradas diariamente. “A maioria das pessoas não têm uma postura muito adequada. Encosto de cadeira para pessoas que trabalham muito tempo sentada são errados porque ele fica muito alto e dificulta os movimentos. As crianças podem carregar até 10% do peso na mochila e nem sempre isso acontece”, ressalta.


O resultado é que no futuro os problemas vão chegando. A faixa-etária mais comum em procurar esse tipo de especialista é acima dos 50 anos, no entanto, este é o efeito de anos realizando atividades com uma postura inadequada. Por isso, não existe idade mínima para desenvolver o RPG.


Estalar


Muito utilizado, estalar pescoço e membros não são recomendados em qualquer situação. Segundo o fisioterapeuta, o ato de estalar leva a um conflito de estrutura, algo não saudável. “Esse costume pode levar a uma lesão com o tempo. O ideal é quando sentir vontade de estalar o pescoço, deve-se fazer o movimento e continuar por mais algum tempo para fazer um alongamento. Com o tempo vai melhorando”, comenta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.