Saiba quando desconfiar que seu filho está com anemia | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida +

10 DE JUNHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba quando desconfiar que seu filho está com anemia

Desânimo, pouco interesse por brincadeiras que exigem esforço físico e sono fora de hora podem ser alguns sinais da doença

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quem tem criança em casa sabe que nem sempre é fácil cuidar da alimentação dos pequenos. É preciso ter jogo de cintura para inserir no cardápio alimentos saudáveis e que ajudem a prevenir doenças geradas por deficiências nutricionais, como a anemia. Segundo a hematologista Regina Biasoli, a maior causa de anemia nas crianças é a má alimentação, que por vezes não fornece à medula óssea substratos, como o ferro e ácido fólico, para a formação de células do sangue.

De acordo com a especialista, as dietas restritivas sem acompanhamento médico estão entre as maiores causadoras de anemia em crianças. “É importante que os pais introduzam desde cedo alimentos pertencentes aos diferentes grupos alimentares às crianças. Isso porque não é só a carência de ferro que pode levar a um quadro anêmico. O ácido fólico e a vitamina B12 também são fundamentais para prevenir a doença”.

Os pais devem começar a desconfiar quando a criança apresenta certo desânimo, com pouco interesse pelas brincadeiras que exigem muito esforço físico e pelos estudos. “Muitas crianças também ficam sonolentas e com a pele mais esbranquiçada”, afirma Regina.

Ela lembra que não é só a má alimentação que pode causar a anemia. Há alguns casos onde a má absorção intestinal dos nutrientes dos alimentos também leva a este quadro, mas é mais raro. O diagnóstico costuma ser feito por meio de um hemograma, no qual o médico irá avaliar a quantidade de hemoglobina do paciente. Em alguns casos, quando este exame não aponta nenhuma alteração, mas o quadro persiste, pode ser solicitado outro teste para avaliar a vitamina B12.

“Durante a primeira infância não é necessário fazer exames de rotina para monitorar a anemia. O exame clínico feito pelo pediatra e a observação dos pais são os melhores parâmetros para desconfiar da doença. Quando há suspeita, aí sim um médico deve ser procurado”, salienta a médica.

Dependendo do quadro, o tratamento pode incluir a reposição de nutrientes por meio de medicamentos. A mudança alimentar também é fundamental, e evita a piora da doença. “Para prevenir e reverter a anemia, as crianças devem consumir alimentos ricos em ferro, como as carnes, verduras escuras, grãos integrais ou enriquecidos e legumes”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.