Santos já vacinou mais de 51 mil pessoas contra o sarampo | Boqnews
Foto: Rogério Bomfim vacina sarampo

Saúde

20 DE MARÇO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Santos já vacinou mais de 51 mil pessoas contra o sarampo

Em menos de três meses, o número de pessoas imunizadas é quase o dobro do total de 2018 inteiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em menos de três meses, de 1º de janeiro a 20 de março, já foram aplicadas em Santos 51 mil doses da vacina tríplice viral.

Imunização é contra sarampo, caxumba e rubéola.

O número é quase o dobro do total de todo o ano passado (janeiro a dezembro de 2018). Na ocasião, foram aplicadas 26 mil doses da vacina para todas as faixas etárias.

Do total de vacinados neste ano, quase 33 mil são jovens de 15 a 29 anos. O número representa 36% do público-alvo de 91 mil pessoas nesta faixa etária.

A intensificação da vacinação contra o sarampo em Santos começou em 20 de fevereiro. Na data foi realizado o primeiro bloqueio vacinal no Porto, devido ao surto da doença no navio MSC Seaview.

Dessa forma, já houve sete bloqueios no Porto (dias 20, 23 e 26 de fevereiro e dias 2, 9, 15 e 18 de março) com a aplicação de mais de 22 mil doses.

A próxima ação de bloqueio será nesta quinta (21), das 7h às 17h, no Terminal Concais. Acontecerá a vacinação dos 5 mil passageiros que vão embarcar no navio MSC Seaview.

Dessa forma, um total de 60 profissionais de saúde da Prefeitura atuarão na triagem e imunização.

Mais bloqueios

Além disso, outros bloqueios estão previstos no domingo (24) e nos próximos dias 27 e 30.

As ações são realizadas de forma conjunta. Participa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do governo estadual e Ministério da Saúde. Bem como a Anvisa, órgão federal responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos.

“Apesar de o Brasil ter perdido o certificado de País livre do Sarampo, o Município de Santos está realizando um amplo trabalho de bloqueio vacinal contra a doença, ajudando a minimizar a sua disseminação após o surto no navio de cruzeiros”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

Até o momento, dois casos da doença foram confirmados em munícipes de Santos relacionados ao MSC Seaview. Sendo um em passageiro e outro em servidora que participou da investigação epidemiológica na embarcação.

Unidades 

Além disso, partir do dia 14 de março também foi ampliada a vacinação em 29 policlínicas. Em princípio, voltadas prioritariamente para jovens de 15 a 29 anos e pessoas de outras idades com o esquema vacinal incompleto.

No último sábado (16) houve o Dia D com a abertura excepcional de 22 unidades e um posto móvel na Praça das Bandeiras (Gonzaga).

A ação resultou na imunização de mais de sete mil pessoas.

Portanto, quem faz parte do público-alvo da campanha (15 a 29 anos) ou está com o esquema vacinal incompleto pode ir a uma das 29 policlínicas para tomar a vacina.

O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 16h. É preciso levar documento de identificação com foto e, se tiver, carteira de vacinação e Cartão SUS.

Vacinação nas universidades

Na noite desta quarta (20) também será realizada vacinação para três mil estudantes da UniSantos no campus Dom Idílio (Av. Conselheiro Nébias, 300, Vila Mathias).

A ação é realizada em conjunto pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) de Santos com alunos e professores do curso de Enfermagem.

Além disso, na terça (26) e quarta (27), das 8h às 11h e das 19h às 22h, a ação se repetirá para cinco mil alunos da Unip no campus Rangel (Av. Francisco Manoel s/n°, Vila Mathias).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.