Sedentarismo e excesso de sal estimulam hipertensão | Boqnews
Foto: Divulgação

Controle

24 DE ABRIL DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Sedentarismo e excesso de sal estimulam hipertensão

Cerca de 24,3% dos brasileiros sofre com pressão alta. Doença assola praticamente uma em cada quatro pessoas no país

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Os índices numéricos aceitáveis para a pressão arterial ser considerada normal é de 12 x 8. Abaixo de 14 x 9 é aceitável. Se existe a presença de diabetes ou doença renal esse nível é mais baixo. Acima de 70 anos, pode-se aceitar números de até 15 x 8

Os índices numéricos aceitáveis para a pressão arterial ser considerada normal é de 12 x 8. Abaixo de 14 x 9 é aceitável. Se existe a presença de diabetes ou doença renal esse nível é mais baixo. Acima de 70 anos, pode-se aceitar números de até 15 x 8

No próximo domingo (26) comemora-se o Dia de Combate à Hipertensão. O objetivo dessa data é conscientizar as pessoas dos riscos que essa doença pode causar e o que deve ser feito para controlar a pressão.

O número de hipertensos no país vem crescendo significativamente nos últimos anos. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2012, cerca de 24,3% da população brasileira sofre com pressão alta. Essa doença assola praticamente uma em cada quatro pessoas no Brasil.

Existem várias possibilidades de um paciente apresentar hipertensão. Os sintomas de dores de cabeça, cansaço, tontura, entre outros, se assemelham com as características de outras doenças, o que dificulta um prognóstico preciso dos médicos.

Segundo o cardiologista Rider Nogueira, as causas de hipertensão não são totalmente esclarecidas, mas a questão hereditária e a alimentação são os principais causadores da doença. “O fato de você ter pais com a doença aumenta as chances de você também ter. Hoje em dia temos muitos alimentos industrializados. Então comidas com muito sal contribuem para o aumento da pressão”.

Obesidade e ingestão em excesso de bebidas alcoólicas são outros fatores apontados pelo médico que podem levar o paciente a apresentar o aumento da pressão arterial. Uma pessoa que tem pressão alta está sujeita a desenvolver outras doenças como problemas renais, infarto, derrame,diminuição na visão e elevação nos níveis de colesterol.

Problemas circulatórios e no coração preocupam os especialistas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, 17 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças ligadas ao coração. No país, quase metade dos brasileiros acima de 45 anos falecem por infarto.

O sedentarismo e a falta de exercícios físicos de grande parte da população é outro ponto abordado por Nogueira como fator preponderante para ocasionar a elevação na pressão arterial.

A hipertensão é uma doença que preocupa adultos e pessoas com mais idade, porém a mudança no estilo de vida de crianças preocupa o cardiologista. “As crianças não brincam mais na rua, comem salgadinhos, ficam no video-game, então se o jovem tem um determinado traço genético propício a doença, esse sedentarismo faz com que o aparecimento da pressão alta aconteça cada vez mais cedo”.

Uma alimentação balanceada e com pouco sal, aliada a exercícios físicos feitos periodicamente, são as principais alternativas para manter a pressão arterial sob controle.

Alimentos como aveia, azeite, ervas, alho e cereais integrais ajudam no controle do colesterol, melhorando o funcionamento das artérias. Tais medidas fazem com que a pressão arterial se mantenha estável. Exames regulares também são importantes no combate à hipertensão.

Os índices numéricos aceitáveis para a pressão arterial ser considerada normal é de 12 x 8. Abaixo de 14 x 9 é aceitável. Se existe a presença de diabetes ou doença renal esse nível é mais baixo. Acima de 70 anos, pode-se aceitar números de até 15 x 8. O aumento na pressão é mais recorrente em mulheres do que em homens.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.