Seis em cada 10 pessoas têm riscos de ter diabetes no Brasil | Boqnews
Divulgação

Diabetes

22 DE MAIO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Seis em cada 10 pessoas têm riscos de ter diabetes no Brasil

Números alarmantes fazem com que Ministério da Saúde saliente importância do tratamento à doença

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
As taxas consideradas ideais de glicose no sangue são de 70 até 100 mg/dl

As taxas consideradas ideais de glicose no sangue são de 70 até 100 mg/dl

O diabetes é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que tem como principal função quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia. Quando o organismo tem dificuldades em fazer esse processo, o índice glicêmico do sangue aumenta, ocasionando assim a doença.

As taxas consideradas ideais de glicose no sangue são de 70 até 100 mg/dl. Se o quadro permanecer alto, acontece a hiperglicemia, que desencadeia problemas de curto prazo, como mal estar, e a longo, como problemas em outros orgãos.

Caso o número do paciente esteja abaixo de 70 mg/dl ocorre a hipoglicemia. Neste estado, um dos sintomas mais corriqueiros é o indivíduo sentir forte tontura ou até mesmo desmaiar.

A função da insulina é justamente regular o organismo e o processo de entrada de glicose nas células para produzir energia. Existem muitos aspectos da doença, porém os mais conhecidos são nomeados de tipo 1 e tipo 2.

No tipo 1, a pessoa tem uma disfunção e os sintomas já vão acontecendo, na maioria dos casos, na infância ou na adolescência. O pâncreas do paciente produz de forma remota a insulina, ou seja, são necessárias injeções diárias de insulina para o organismo funcionar corretamente.

Já na diabetes tipo 2, as células do indivíduo são resistente à ação da insulina, o que também pode ocasionar a necessidade de injeções diárias da hormona. Nesse quadro, é mais comum a doença ser desencadeada após os 40 anos.

O endocrinologista do hospital Ana Costa, Charles Felix, afirma que a alimentação é fundamental para prevenir a doença, principalmente o tipo 2. “Não exceder nos doces ou em alimentos com muita gordura é importante, assim como praticar exercícios físicos regularmente, pois a obesidade é outro fator que leva a diabetes”.

O médico comenta que a doença pode fazer com que outros órgãos fiquem debilitados e que o indivíduo tenha pressão alta. “A diabetes pode fazer com que a pessoa fique com insuficiência renal ou com problemas na visão. Em alguns casos, pode-se até mesmo ficar cego. O número de pessoas com hipertensão provenientes da patologia também é grande”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada 10 indivíduos possuem a diabetes. No Brasil, os dados são ainda mais alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, seis em cada 10 pacientes têm risco de desenvolver a enfermidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.